segunda-feira, março 31, 2014

A teoria da evolução combina com o judaísmo?

Rabino Tzvi Freeman
Pergunta: Sempre recebo respostas conflitantes sobre a Teoria da Evolução e o Judaísmo. Você poderia esclarecer?

Resposta: Se você está recebendo respostas conflitantes, o mais provável é que você esteja perguntando a judeus. Como eles dizem, para cada dois judeus há três opiniões. Isso é apenas parte de ser judeu. Mas agora você está me perguntando, portanto, darei minha opinião. Não posso imaginar como alguém que entende evolução e entende Torá poderia imaginar que são compatíveis. A evolução é uma tentativa de explicar a vida em termos puramente materialísticos. A Torá, por outro lado, nos diz que a mão de D’us e Seu sopro de vida estão em todas as coisas e em todos os eventos. Ou coloque desta maneira: Evolução e Gênesis ambos concordam que o homem começou como um punhado de barro. A evolução diz que se você deixar barro suficiente por tempo suficiente, aquilo terminará se tornando um ser humano que vai construir computadores e naves espaciais. O Gênesis diz que você precisa de uma força inteligente para que isso aconteça.

Ou para simplificar ainda mais: a Evolução diz que a origem do Universo é matéria inerte, e que a inteligência é um acidente. O Gênesis coloca a inteligência no centro do Universo, e diz que matéria inerte é uma ilusão.

Simplificando: a Evolução diz que um universo inerte pode criar seres inteligentes. Gênesis diz que um universo inteligente pode às vezes parecer tolo, até que você observa melhor.

Por outro lado, não estou pronto para acreditar que o criacionismo é ciência [comento isso abaixo. – MB]. Como foi, exatamente, que uma inteligência supercósmica extraiu todos esses seres a partir do barro primitivo é algo ainda além da nossa ciência. Talvez um dia tenhamos teorias que possam explicar um pouco disso em termos que possamos apreender. Ou talvez não. Agora, no entanto, a evolução materialística é totalmente deficiente em explicar qualquer coisa.

Fazendo justiça à sua pergunta, eu deveria acrescentar que deve ter havido aqueles que tentaram alinhar Judaísmo e Evolução, alguns deles respeitáveis eruditos de Torá. Nenhum deles, porém, conseguiu fazer uma leitura plausível de Gênesis com suas teorias. O erro deles brota da crença de que a evolução de certa forma foi cientificamente provada. Esse simplesmente não é o caso. Embora as teorias de Darwin e seus similares modernos possam ter provado ser um paradigma útil para determinados estudos, eles não podem de maneira alguma ter o rigor pelo qual uma teoria deve ser colocada no mundo acadêmico a fim de ser aceita como “provada”. Sua única alegação é o medo patológico da mente humana de dizer: “Eu não entendo.”

(Rabino Tzvi Freeman, Chabad.org)

Nota: Gostei da resposta do rabino, mas ele poderia ter dito que o criacionismo não é totalmente científico, e não que simplesmente não é científico. Não é porque é um modelo religioso/filosófico, mas também conta com argumentos científicos e lida com dados empíricos. O evolucionismo, de maneira semelhante, trabalha com a ciência à luz de uma cosmovisão filosófica, o naturalismo. [MB]