sexta-feira, março 07, 2014

Deus pode criar uma pedra que Ele não possa carregar?

Deus não trabalha com irracionalidade
Acredito que todas as perguntas levantadas honestamente são dignas de atenção, pois, se forem respondidas corretamente à luz da Verdade, sempre haverão de fortalecer a fé. A dúvida é o melhor combustível para uma fé forte. Entretanto, considerar uma questão como essa é analisar uma conclusão incorreta do uso lícito da imaginação. Pois, neste caso, a conclusão contradiz a razão. Como afirma Francis Schaeffer, por sermos criaturas feitas à imagem de um Deus criador, possuímos em nossa mente a capacidade de imaginar coisas que são criativas, porém, irreais antes de tentar ou efetivamente trazê-las para a realidade. A imaginação nos é um atributo inerente. Entretanto, mesmo ao fazer uso da imaginação há outro atributo de Deus que carregamos e que é ainda mais fundamental, em relação ao qual precisamos submeter todas as nossas conclusões. Trata-se do atributo da razão. Este é um atributo regulador de nossas vidas e de nossas mentes e é ele que verdadeiramente estabelece os limites e julga as propostas de nossa imaginação. Então prossigamos.

1. Desde que Deus é espírito e todo-poderoso, é irracional imaginar Deus sendo incapaz de carregar ou ter Seu poder limitado por algo criado ou material.

2. Desde que Deus é a origem de todas as coisas, é irracional e ilógico imaginar que o originado seja superior ou impositor de limites de qualquer espécie sobre aquele que o origina. Em outras palavras, a ordem criada jamais apresentará um atributo superior ao de sua origem. Assim como uma energia que não pensa não pode produzir seres pensantes, Deus não pode produzir nada superior a Si mesmo.

3. Desde que não há nada superior a Deus, é irracional imaginarmos algo que Lhe imponha limites.

4. Desde que Deus é RACIONAL, é irracional e ilógico imaginarmos Deus planejando ou executando algo irracional.

5. Desde que Deus age sempre de acordo com Sua própria natureza, é irracional imaginarmos Deus agindo de forma contrária a Seu ser, Seus atributos e caráter como revelados por Ele mesmo nas Sagradas Escrituras.

Assim, de forma resumida, todas as obras de Deus possuem um Autor todo-poderoso, infinitamente sábio e racional, que arrazoa e executa com intenções santas, bondosas, perfeitas e imutáveis, e que não pode ter seus desígnios frustrados. Esse fato é absoluto e independe da limitada capacidade humana de interpretar os fatos - que muitas vezes não trazem esses fatores tão evidentes diante de nossos olhos. Quem diria que o Filho de Deus pregado numa cruz poderia ser visto como a atitude mais bela, sábia e perfeita, e que trouxesse os maiores benefícios que a humanidade já conheceu e jamais conhecerá.

(David Romer, Satisfeito Pela Verdade)

Nota: Outra impossibilidade lógica é Deus criar um mundo com entes livres (dotados de livre-arbítrio) sem a possibilidade de eles escolherem o mal, se assim o desejassem. E nisso está a raiz do entendimento do porquê um Deus bom e todo-poderoso teria criado um mundo com bondade e maldade. Na verdade, Ele não criou um mundo mau, mas com a possibilidade de que seus habitantes enveredassem por esse caminho, uma vez que nem o Todo-poderoso pode criar liberdade sem o poder de escolha. Para quem quiser aprofundar essa questão, sugiro a leitura do livro Deus, a Liberdade e o Mal, do filósofo cristão Alvin Plantinga. [MB]