terça-feira, março 11, 2014

Novo estado de matéria é encontrado nos olhos de galinhas

Padrão que revela ordem
Sólido, líquido, gasoso e plasma. A retina do olho de galinhas – onde estão as hastes e os cones, que ajudam o cérebro perceber as cores – parecem não se encaixar exatamente em nenhuma dessas categorias. Uma pesquisa liderada por Yang Jiao, da Universidade de Washington, descobriu que os cinco tipos diferentes de cones das galinhas são organizados no que é conhecido como “hiperuniformidade desordenada” – o que nunca tinha sido visto na biologia até agora. O estudo foi publicado na Physical Review E. Quando um pequeno pedaço de padrão é analisado, a posição dos cones parece ser aleatória. No entanto, em grande escala, é possível notar uma ordem. Cada tipo de cone tem um padrão definido que, quando visto isoladamente, parece óbvio. 

Esse estado chamado de hiperuniformidade já havia sido visto antes em plasmas e hélio líquido: ele permite que a substância atue tanto como um cristal quanto como um líquido. Os cientistas acreditam que isso exige um novo estado da matéria para descrevê-lo.

Já que os cones são de tamanhos diferentes, essa forma de organização permite que a retina assuma a capacidade de cristal, ainda que eles também tenham as mesmas propriedades físicas, como um líquido. Essa organização, defendem os pesquisadores, permite perceber as cores de forma clara e uniforme.


Nota: E então? Acaso cego, mutações aleatórias filtradas pela seleção natural ou design inteligente? O que lhe parece mais lógico? O olho da galinha parece outro esbanjamento de engenhosidade num ser vivo que nem precisaria de uma visão tão boa assim, pois vive no chão. [MB]