sexta-feira, julho 18, 2014

Dormir junto faz bem à saúde

A ciência demonstrando o óbvio
Há quem diga que dormir junto faz mal, pois o sono é interrompido muitas vezes durante a noite quando nosso [cônjuge] se mexe na cama. Mas parece que não é bem por aí. De acordo com uma pesquisa coletiva feita por Andrea Petersen, publicada no The Wall Street Journal, dormir com [o cônjuge] na mesma cama fornece uma gama de benefícios para a saúde. Além do mais, segundo cientistas, dormir ao lado de alguém é uma das razões que explicam por que pessoas em relacionamentos íntimos tendem a apresentar uma saúde melhor e viver mais tempo que os solteiros.

Por que dormir com alguém é mais saudável?

Bem, a explicação da ciência é que compartilhar uma cama reduz as citocinas, envolvidas na inflamação, e aumenta a oxitocina, mais conhecida como hormônio do amor, famosa por aliviar a ansiedade e, coincidentemente, é produzida na mesma parte do cérebro responsável pelo ciclo vigília-sono.

Além disso, de acordo com Wendy M. Troxel, professora assistente de psiquiatria e psicologia na Universidade de Pittsburgh, “os benefícios psicológicos que adquirimos com a proximidade durante a noite supera o preço de dormir com [o cônjuge]”. Dormir junto promove o sentimento de segurança e seguridade, que reduz os níveis de cortisol, o hormônio do stress – o que naturalmente te faz dormir melhor do que sozinho. [...]

A pesquisa também mostra que as mulheres num relacionamento estável [o mais estável e único abençoado é o casamento] na verdade caem no sono mais rápido e acordam com menos frequência durante a noite do que mulheres solteiras, ou aquelas cujo status do relacionamento mudou durante o estudo. Curioso, não?

Mas a ciência não para por aí. Se quiser aumentar a satisfação na relação, você e seu [cônjuge] devem dormir pelados. Isso mesmo. É completamente intuitivo; dormir nus juntos constrói um senso de proximidade e intimidade, que, por sua vez, fortalece o relacionamento.

Por meio de uma pesquisa feita com mil britânicos descobriu-se que 57% dos casais que dormiam nus relataram estar “extremamente felizes” em seus relacionamentos, enquanto que menos da metade que vestia pijama relatou o mesmo.


Nota: Essa é outra pesquisa que mostra que devemos ter cautela com pesquisas. Isso mesmo. Poucos anos atrás, li que outra pesquisa havia “demonstrado” que é melhor dormir sozinho. Fiquei desconfiado, assim como desconfio de pesquisas que tentam demonstrar os benefícios da carne de porco e do vinho, por exemplo. Nada como o tempo e mais pesquisas. “Se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?” (Eclesiastes 4:11). Há quase vinte anos tenho testemunhado esses benefícios em minha vida. [MB]