quinta-feira, julho 31, 2014

Luciano Huck, você tem filha?

Campanha infeliz
Ontem [na época da Copa do Mundo], no final da tarde, Luciano Huck gerou polêmica ao tuitar o novo quadro do programa Caldeirão do Huck. O tuite em questão é este: “@LucianoHuck - Ta no Rio? Solteira? Quer 1 principe encantado entre os ‘gringos’ q estão na cidade. Mande fotos e o pq; namoradaparagringo@globomail.com” Repare na escolha do e-mail: namorada para gringo. Como assim, gente? O que nos surpreende não é o formato “arrume um namorado” – que de original não tem nada –, mas a ausência de qualquer reflexão sobre o fato de o Brasil ser tido como um dos principais destinos para turismo sexual, sem contar a exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de pessoas para fins sexuais. O que nos assusta é que não se trata de um programa de namoro, simplesmente – como já vimos muitos. Mas como pode um apresentador de grande alcance na mídia brasileira, com um público muitas vezes adolescente, vender a ideia de “príncipe encantado estrangeiro”, desconsiderando toda a luta nacional para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a situação de cuidado especial que grandes eventos proporcionam?

O governo fez uma série de ações justamente para coibir a 
exploração sexual durante a Copa do Mundo, incluindo aplicativos para notificação automática, e estamos todos de olhos abertos para a violência contra as mulheres.

Ei,  
Secretaria de Direitos HumanosUnicef, Onu Mulheres, e outros órgãos internacionais, convidamos vocês a darem uma olhadinha nessa matéria e esperamos que façam algo para impedir que esse programa vá ao ar. Nada contra o Luciano – quer dizer, mais ou menos –, mas tudo contra esse absurdo de expor mulheres, seja na rua, dentro de suas casas, seja em rede nacional.

O beijo do torcedor croata
Situação presente em todo o mundo e que atinge milhares de adolescentes brasileiros, a exploração sexual é uma prática comum e cri-mi-no-sa, conforme o 
Código Penal Brasileiro, podendo levar a até três anos de reclusão o envolvido.

Também está ainda presente o habitual viralatismo local. Luciano não só propõe ajudar garotas a encontrar um “príncipe encantado”, como sugere que tem preferência para que o cargo pretendido seja ocupado por um “gringo”.

Quando essa matéria foi ao ar, Luciano Huck já havia tirado o post de seu Facebook, mas até o momento mantém o tuíte em sua página oficial no site em questão. Vale lembrar ao Luciano que a memória da internet e o que é colocado nela não pode ser facilmente deletado. Hoje, com todos os recursos da rede, não é preciso muito pra fazer um simples e prático print-screen.