terça-feira, julho 08, 2014

O choro das crianças na arquibancada

Esperanças frustradas
Fiquei triste pelas crianças do estádio, que apareceram na tela chorando. Tinha um menino de óculos, que já estava vermelho de tanto chorar. Enxugava as lágrimas por baixo dos óculos, e era de cortar o coração. Não quero nem saber de seleção brasileira; tenho mais o que fazer. Mas as crianças têm sonhos que nenhum adulto compreende, e não sei quanto tempo levará para se recuperarem disso. Até porque elas estavam lá no estádio, participando da festa. Mesmo que nossa seleção ganhe em qualquer outro lugar do mundo, será que essas crianças terão condições de estar presentes lá? Mas, agora, vamos refletir um pouco: Será que isso é realmente patriotismo? Enquanto a bola rola, temos profissionais medíocres, alunos desinteressados, autoridades sem postura. E não me venha dizer, também, que patriotismo está apenas nas urnas! Todos nós somos responsáveis! Como cidadãos brasileiros, temos que mostrar que realmente temos amor à pátria, quando fazemos o melhor em cada dia de nossa vida.

Foi o que um grande estadista, o mais sábio de todos, o rei Salomão, afirmou: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10). A vida segue (e deveria estar seguindo; é um absurdo um país parar por causa de jogo de futebol!), e temos que aprender que, para colocar um país no topo, precisamos é de trabalho, muito trabalho; nunca jogo de futebol. E para fazer um trabalho de qualidade, precisamos de dedicação, estudos, 
honestidade e, acima de tudo, entrega de nossos projetos à guia e à condução do Criador, o Deus Todo-poderoso.

Apenas um pergunta mais: Para os “guardadores do sábado” que assistiram aos jogos no sábado e na sexta-feira à noite (que é sábado): valeu a pena? Valeu a pena trocar a comunhão com o Altíssimo, nosso Pai Celestial, por um mísero jogo de futebol, para se decepcionar logo a seguir? Precisamos aprender a dar prioridade àquilo que realmente é importante. Lembre-se: Deus, o Eterno NUNCA vai decepcionar você. Ele é tão misericordioso, que o(a) está esperando de braços abertos, esperando seu arrependimento, pois o perdão já está garantido pela Sua graça!

(Nádia Britto Panaino é professora e membro da Igreja Adventista em Balneário Camboriú, SC)