segunda-feira, julho 14, 2014

Sequoia gigante é fotografada inteira pela primeira vez

“A presidente”, como é chamada, é uma sequoia gigante que se estende por 75 metros e altura, tem um volume de 13 mil metros cúbicos, e tem cerca de 3.200 anos de idade. O tronco tem mais de 8 metros de largura e os seus poderosos ramos sustentam 2 bilhões de agulhas, mais do que qualquer árvore no planeta. A árvore monstruosa ainda acrescenta um metro cúbico de madeira por ano - tornando-se uma das árvores de mais rápido crescimento no mundo. Sequoias gigantes existem em apenas um lugar em todo o planeta - na Serra Nevada, estado norte-americano da Califórnia. Até agora, a árvore nunca tinha sido fotografada na sua totalidade. Uma equipe de fotógrafos da National Geographic trabalhou com cientistas do parque para serem os primeiros. Foi muito difícil escalá-la. Após 32 dias e unindo 126 fotos separadas, temos este retrato impressionante da Presidente.
 
Embora gostemos de pensar que os seres humanos são as maiores espécies na Terra, essa árvore nos dá um choque de realidade com esses cientistas escalando seu enorme tronco. Em seus 3.200 anos, ela viu uma centena de gerações de seres humanos. Ela tem resistido a milhares de tempestades, incêndios, invernos rigorosos, terremotos e até mesmo às mudanças climáticas, mas está crescendo ainda mais rápido do que nunca. (Blog Blux)

Nota: Árvores como as sequoias são virtualmente imortais, a menos que algo as leve à morte, como uma praga ou um incêndio – ou uma inundação... Chama atenção o fato de que, mesmo sendo “imortais”, nenhuma dessas árvores vivas tem mais de quatro mil anos de existência. E voltando quatro mil anos no tempo, chegamos à época do dilúvio. Leia mais sobre isso clicando aqui. [MB]