quarta-feira, outubro 01, 2014

A meia verdade sobre o povo hunza

Eles existem, mas não vivem tanto
Semanas atrás, postei aqui um texto sobre o povo hunza, que vive entre a Índia e o Paquistão, e que teria encontrado a “fórmula da longevidade” na dieta vegetariana, na vida tranquila e nos banhos frios (clique aqui para ler a postagem). Infelizmente, faltou checar um pouco mais a informação e dar atenção ao “detector de boatarias internéticas”. Nesse caso, trata-se de uma meia verdade... De fato, esse povo existe e realmente vive entre a Índia e o Paquistão. Mas eles não são vegetarianos (como se tem divulgado) e não chegam todos aos cem anos (muito menos 120), além de não aparentar ser todos jovens. Como se sabe disso? Por meio do livro Lost Kingdom of the Himalayas, do pesquisador John Clark, que esteve naquela região e viveu com os hunza por 20 meses, em 1950. Clark comprovou que eles adoecem e envelhecem como qualquer outro povo. Por se tratar de um povoado singular distante de quase tudo, os hunza se prestam a todo tipo de boatos.

Em 1996, um jornalista do New York Times chamado John Tierney também resolveu tirar essa história da suposta longevidade dos hunza a limpo, e foi conhecer pessoalmente aquele povo (confira). Depois de alguns meses com eles, Tierney chegou a outra conclusão, que ajudou a desmitificar de vez a suposta longevidade hunza: eles não contam os anos como nós fazemos e não têm certidão de nascimento. Logo, os registros deles são bem pouco confiáveis, com erros de contagem de tempo de até uma década ou mais.

Mas, é bom lembrar que, diferentemente dos hunza, há grupos humanos que, esses sim, desafiam os anos, sendo muito longevos e saudáveis. Trata-se dos japoneses de Okinawa, dos italianos da Sardenha e dos adventistas do sétimo dia de Loma Linda, na Califórnia. Esses já foram estudados por pesquisadores e até estamparam capas de revistas, como a National Geographic. O que eles têm em comum? Estilo de vida saudável. No caso dos adventistas, o vegetarianismo, a solidariedade e uma vida ativa foram os fatores apontados como promotores da vida longa e saudável (confira aqui). Entre eles, há centenários que ainda renovam a carteira de motorista!

Com respeito aos hunza, só posso pedir desculpas ao leitor pelo deslize... [MB]