segunda-feira, outubro 06, 2014

“GPS” do cérebro dá Nobel a pesquisadores

Mais complexidade
Os neurocientistas John O’Keefe, da Inglaterra, May-Britt Moser e Edvard Moser, ambos da Dinamarca, foram agraciados com o prêmio Nobel de Medicina de 2014. O Instituto Karolinska, na Suécia, premiou os pesquisadores por seus estudos com células cerebrais e descobertas “que tornam possível sabermos onde estamos e encontrarmos o nosso caminho”, segundo anúncio feito nesta segunda-feira. Em resumo, os pesquisadores descobriram mecanismos cerebrais que fazem com que as pessoas se localizem em um ambiente, saibam como chegar de um local a outro e guardem essas informações caso precisem fazer esse trajeto novamente. É o que os membros do instituto sueco chamaram de “sistema interno de GPS”. “As descobertas resolveram um problema que ocupava os filósofos e cientistas havia séculos”, disseram os membros do Instituto Karolinska. “Como o cérebro cria um mapa do espaço que nos rodeia e como podemos navegar no nosso caminho através de um ambiente complexo?”

De acordo com os responsáveis pela premiação, os estudos dos três cientistas não revelaram mecanismos específicos de distúrbios cerebrais, mas devem servir como inspiração e base para pesquisas futuras sobre o tema. [...]

O Prêmio Nobel de Medicina é concedido desde 1901. No ano passado, ele foi dado a três cientistas que ajudaram a revelar como as células do corpo transportam e distribuem moléculas [mais evidência de design inteligente]. Em 2012, o prêmio agraciou um cientista britânico e um japonês por seus estudos em torno de células-tronco.

Nesta semana, o Instituto Karolinska vai anunciar os vencedores de outras categorias do prêmio Nobel: o de Física (na terça-feira), Química (na quarta-feira), Literatura (na quinta-feira) e o da Paz (na sexta-feira). O Nobel de Economia será anunciado na semana que vem.

(Veja)

Nota: A descoberta do “GPS” do cérebro – mecanismo biológico que antecipou em milênios a invenção dos GPS eletrônicos – rendeu um Nobel a seus descobridores. E o seu Inventor (do “GPS” e de seus descobridores), o que merece? [MB]