quinta-feira, outubro 30, 2014

Nos passos dos pioneiros: Loma Linda e GRI

Centro Médico da LLU
Em nosso antepenúltimo dia de visitas a lugares históricos e instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia nos Estados Unidos, tivemos a satisfação de conhecer duas instituições muito significativas: a Universidade e o Hospital de Loma Linda e o Geoscience Research Institute (GRI), ambos localizados na Califórnia. A história da Universidade de Loma Linda (LLU) e do hospital tem início em 1905, quando John Burden e Ellen G. White estabeleceram o Sanatório de Loma Linda (Ellen recebeu orientação de Deus para que a igreja adquirisse a propriedade). 

Hoje a instituição tem mais de quatro mil alunos e está organizada em oito áreas de estudos: Profissões da Saúde, Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Saúde Pública, Religião e Ciências e Tecnologia. Além disso, mantém programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. Estudantes de mais de 80 países e de praticamente todos os estados norte-americanos estudam na universidade, que também oferece educação à distância.

O Centro Médico da LLU atende mais de trinta mil pacientes por ano, que recebem tratamento no Hospital Infantil, no superavançado e reconhecido Centro de Tratamento com Prótons, no pioneiro Instituto de Transplantes e no Instituto Internacional do Coração.

Em julho deste ano, o Centro Médico da LLU foi classificado como o hospital número um, tanto no município de Riverside quanto no de San Bernardino, e seu programa de urologia ficou entre os cinquenta melhores dos Estados Unidos, segundo o US News & World Report. O Centro Médico também foi classificado como o 14˚ melhor da Califórnia e reconhecido por onze especialidade de alto desempenho.

Ao longo de mais de um século de trabalho, a LLU tem formado profissionais altamente qualificados e missionários que têm servido à igreja em várias partes do mundo. 

Dentro do campus, mas independente da LLU, está o Geoscience Research Institute (GRI), um instituto de pesquisas fundado em 1958 e mantido diretamente pela sede mundial da Igreja Adventista (a Associação Geral). Ali fomos recebidos pelo biólogo e paleontólogo Dr. Raul Esperante. Ele nos mostrou as dependências do instituto no qual trabalham cientistas que desenvolvem pesquisa de campo, apresentam palestras por todo o mundo e publicam artigos em revistas especializadas.

Para mim, esse foi outro momento especialmente significativo nesta viagem cultural. É muito bom ver que minha igreja investe em conhecimento e pesquisas de ponta. É muito bom constatar a seriedade com que ela lida com a religião e a ciência. É muito bom ver que essas duas facetas da realidade humana, quando corretamente compreendidas, estão em perfeita harmonia.

Michelson Borges

Sede do Geoscience Research Institute
Centro Médico da Universidade de Loma Linda
Dr. Raul Esperante explica sua pesquisa com baleias fósseis
Velociraptor na entrada do GRI