terça-feira, outubro 14, 2014

O Grande Conflito e Ellen White no livro 1001 Ideias

“Recentemente, adquiri um livro extraordinário intitulado 1001 Ideias que Mudaram Nossa Forma de Pensar. Ele faz parte de uma série bastante popular que inclui livros como 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer1001 Livros Para Ler Antes de Morrer1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. 1001 Ideias apresenta inúmeros temas bíblicos e religiosos, mas dois são particularmente interessantes para este blog: ‘O grande conflito’ (Ellen G. White) e ‘Leis alimentares’ (Moisés). Outro texto muito interessante trata da ‘Apologética cristã moderna’ e menciona Alvin Plantinga como ‘o maior filósofo vivo’” (Matheus Cardoso).

O Grande Conflito (Ellen G. White): crença religiosa de que a humanidade vive uma batalha permanente entre o bem e o mal.

“A humanidade, na visão de muitos guias religiosos ao longo da História, vive um perpétuo conflito entre as forças do bem e do mal. Uma das versões desse conflito é a da Igreja Adventista do Sétimo Dia, constituída com base em certa interpretação da Bíblia. Em 1858, Ellen G. White, uma de suas fundadoras, escreveu O Grande Conflito, uma narrativa do ‘grande embate entre Cristo e Satanás’ que existe desde a criação do mundo e perdurará até o dia de sua destruição final.

“Na versão adventista, o pecado passou a existir quando Satanás, um anjo criado para viver no Céu em comunhão com Deus, encheu-se de orgulho e insatisfação com a vida sob as leis do Senhor. Movido pela ânsia de autonomia e igualdade com Deus, ele liderou uma rebelião que resultou em sua expulsão do Paraíso. O campo de batalha deslocou-se, então, para a Terra, onde Satanás infectou Adão e Eva com seu orgulho e persuadiu-os a desobedecer a Deus, que, como castigo, privou-os do domínio que lhes fora concedido sobre a Terra. Depois de outorgar-se o título de ‘príncipe deste mundo’, Satanás deu continuidade à sua rebelião a partir da nova base de operações terrena, onde sua queda foi, finalmente, decidida pelo abnegado sacrifício de Cristo na cruz.

“Para os adventistas do sétimo dia, o grande conflito envolve o caráter, a soberania e o governo de Deus sobre todo o Universo. A rebelião de Satanás contesta a lei de Deus, denunciando-a como arbitrária e opressiva. Questiona, também, o caráter de Deus como imperfeito e nega-lhe o direito de governar o Universo. E esse conflito permanente afeta todos os aspectos da nossa vida.”

Robert Arp (ed.), 1001 Ideias que Mudaram Nossa Forma de Pensar (Rio de Janeiro: Sextante, 2014), p. 508. O artigo foi escrito por George A. Dunn, professor no departamento de filosofia e religião da Universidade de Indianápolis e no Instituto de Tecnologia Ningbo na Província de Zhejiang, China. É o organizador de diversos volumes da série Philosophy and Pop Culture da Blackwell [publicada no Brasil como Cultura Pop e Filosofia, pelas editoras Madras e Best Seller].