domingo, outubro 12, 2014

Que conceitos estamos deixando para as crianças?

Conteúdos que podem afetar a vida
Neste Dia das Crianças, há uma reflexão muito importante para os adultos, especialmente se nosso parâmetro de comparação for a Bíblia e nossa aspiração for algo espiritualmente mais elevado na vida. É inegável – e psicólogos e educadores concordam com isso – que os adultos são exemplo e referência importante para as crianças, especialmente até determinada idade. Não há dúvidas. Com minha filha de quase dois anos, comprovo a tese. Dia desses, servi suco em um copo e bebi. Algo absolutamente normal que foi observado pela pequena Gabriela. Minha filha, pouco tempo depois, imitou o ato com uma jarra de plástico que encontrou na cozinha e outro recipiente que serviu de copo. Simulava que estava bebendo algo. Transfira isso para o plano espiritual. Se nossas influências forem espirituais, certamente o benefício nessa área será claro para as crianças. Se não existir essa boa influência, cuidado, pois seremos responsáveis por um tipo de adulto pelo qual todos nós lamentaremos mais tarde.

Portanto, o que vemos na TV, na Internet, a música que ouvimos, o que falamos em casa, com quem falamos e que sonhos colocamos em nosso coração também, quase que de maneira inevitável, tudo isso afetará os pequenos e as pequenas. Isso tem a ver não apenas com o comportamento momentâneo delas, mas com os conceitos que elas levarão para a vida inteira e que serão influência para as demais gerações.

E não adianta minimizar e raciocinar que depois eles saberão fazer a distinção. Ou, então, calcular que o efeito é pequeno porque é apenas mais um programa de TV, um desenho inocente, uma bonequinha engraçadinha, um joguinho leve sem maiores influências. Nada disso. Não sou fatalista nem extremista, mas os pais precisam saber que conceitos estão por trás daquilo que eles mesmos consomem e que acabam sendo consumidos pelas crianças ao seu redor. [Continue lendo este importante artigo do jornalista Felipe Lemos.]