quinta-feira, novembro 06, 2014

Consenso sobre mídias violentas e agressividade infantil

GTA: um dos campeões de violência
Diante de estudos com conclusões discrepantes, os cientistas estão partindo para o “consenso” quando o assunto são os videogames e a violência. Em lugar do tradicional “comprovado pelos experimentos”, Brad Bushman e seus colegas da Universidade do Estado de Ohio (EUA) apresentaram agora dados que revelam que a maioria dos pesquisadores, dos pais e dos pediatras concorda que a exposição à violência nas mídias eletrônicas pode aumentar a agressividade das crianças. O estudo mostra que 66% dos cientistas, 67% dos pais e 90% dos pediatras concordam ou concordam fortemente que os videogames violentos podem aumentar o comportamento agressivo das crianças. “Algumas pessoas afirmam que não há consenso sobre se as mídias violentas podem aumentar a agressividade em crianças, mas este estudo mostra que há consenso”, disse Bushman.

Apesar de ser discutível o valor científico de opiniões sobre um determinado assunto - o chamado consenso -, o fato é que os dados mostram que os principais envolvidos na questão acreditam que há razões para preocupações. A maioria acredita que o comportamento agressivo das crianças pode ser incentivado não apenas por videogames violentos, mas também por filmes, programas de TV e sites da internet. No entanto, menos da metade concorda que revistas em quadrinhos violentas ou literatura violenta tenha tais efeitos nocivos sobre as crianças.

“Com esse consenso geral sobre os efeitos nocivos da violência na mídia, pode parecer surpreendente que algumas pessoas ainda questionem os efeitos da mídia violenta sobre a agressão”, disse Bushman. “Uma razão importante é que as pessoas não fazem distinção entre agressão e violência.” Atos violentos são raros, reconhece ele, e são causados por muitos fatores atuando em conjunto. “Você não pode prever um surto de fuzilar outras pessoas apenas com base na exposição à violência na mídia ou qualquer outro fator”, disse Bushman.

Mas a evidência é clara, segundo ele, DE que a exposição à violência pode prever formas menos graves de agressão - ou, pelo menos, é isso o que a maioria acha.