sexta-feira, novembro 07, 2014

Roubar o namorado alheio não vai lhe fazer feliz

O mal e o pecado sempre machucam
Um estudo publicado no Journal of Research in Personality afirma que as pessoas que abandonam um relacionamento sério para começar uma nova relação com um amante são parceiros menos comprometidos, menos satisfeitos e investem menos em suas relações. O estudo inicial envolveu 138 participantes heterossexuais com relacionamento sério de até três anos. Aqueles que foram “roubados” do relacionamento anterior pelo atual parceiro relataram menor compromisso com a união existente, sentindo-se menos satisfeitos. Esses participantes têm mais chances de cometer atos de infidelidade, de acordo com a pesquisa. Ou seja: se alguém andou roubando seu namorado, a chance de sucesso desse novo relacionamento é escassa, pois seu ex provavelmente estará inclinado a trair novamente.

“Nesses casos, existe sempre o fantasma de que pode acontecer de novo. Se o parceiro fez isso uma vez, pode fazer de novo”, explica Helena Centeno Hintz, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar.

Helena cita o psicólogo Robert Sternberg, autor da teoria triangular do amor, para explicar os pilares de uma relação amorosa. De acordo com o americano, o amor é definido por três vértices: intimidade, paixão e compromisso. A intimidade engloba apego e confiança, a paixão abarca o desejo e a atração sexual, e o compromisso representa a decisão de permanecer com outra pessoa.

De acordo com a psicóloga, embora o dado trazido pela pesquisa seja curioso, ela não se aplica ao contexto brasileiro. Em matéria de relacionamentos sérios, somos muito ligados ao terceiro pilar – o do compromisso – na hora de escolher um parceiro: “O brasileiro ainda procura um relacionamento com um envolvimento e compromisso maior.”