domingo, dezembro 07, 2014

Ellen White na lista de americanos mais influentes

Foi divulgada em novembro uma inusitada lista com os nomes dos 100 norte-americanos mais influentes de todos os tempos. A listagem é um trabalho da Smithsonian Magazine, uma publicação que pertence ao Smithsonian Institute, e inclui a escritora adventista Ellen White. Essa instituição, criada em 1846, reúne um grupo de museus e centros de pesquisa administrados pelo governo dos Estados Unidos. Conforme a revista, foi adotada uma metodologia criada por Steven Skiena e Charles Ward. Skiena é professor da Universidade Stony Brook e pesquisador na área de computação, e Ward é um engenheiro da Google especializado em metodologias de classificação. Os dois desenvolveram um método algorítmico para classificar figuras históricas, como o Google classifica páginas da web. Só que  Skiena e Ward resolveram catalogar as pessoas de acordo com a sua importância histórica, o que eles definem como “o resultado de forças sociais e culturais que agem sobre a massa de realização de um indivíduo”.

Para se chegar a esse grupo, foram pesquisadas fontes como a Wikipedia, que tem mais de 840 mil páginas dedicadas a pessoas de todos os tempos e lugares, além de dados extraídos dos 15 milhões de livros que a Google digitalizou. Eles analisaram os dados para produzir um escore único para cada pessoa e usaram uma fórmula que incorpora o número de links para cada página, o número de páginas visitadas, a duração de cada entrada e a frequência das edições para cada página.

Ellen White integrou a área que eles chamaram de figuras religiosas, ao lado de outros nomes conhecidos. A listagem completa tem gente do nível de Abraham Lincoln, George Washington, Martin Luther King, Thomas Jefferson, Oprah Winfrey, entre outros.

No próximo ano, a Igreja Adventista do Sétimo Dia no mundo vai relembrar o centenário de morte dela, que é considerada uma das maiores escritoras cristãs. Para o doutor Alberto Timm, diretor associado do Ellen White Estate, “ela é, sem dúvida, a adventista mais conhecida e influente. Sem haver ocupado qualquer função administrativa na Igreja Adventista, os conselhos de Ellen White continuam dando forma a muitos programas e a quase todas as instituições em todos os níveis da denominação. Seus escritos exaltam a Cristo e estimulam a lealdade à Bíblia como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas”.

(Felipe Lemos, ASN)

Nota: Conforme foi noticiado aqui (clique), uma das ações que fazem parte da celebração do legado de Ellen White será a produção e a venda por apenas dez reais da coleção “Mensagens de Esperança”, um lindo box com seis livros da autora, em diagramação moderna e com capas ilustradas. Antes de assumir como novo editor da revista Vida e Saúde, minha última tarefa na editoria de livros de Ellen White (na Casa Publicadora Brasileira) foi trabalhar com uma equipe de mais três editores na editoração e atualização da linguagem desses seis volumes. Foi um trabalho meticuloso e que consumiu alguns meses de intensa comparação entre os originais em inglês e as traduções para o português, algumas das quais datam de até 1920, razão pela qual o texto era bastante arcaico. Substituímos com muito cuidado expressões em desuso por sinônimos atuais, desfizemos ordens inversas em muitas frases (o que era “moda” décadas atrás) e ajustamos uma série de outros detalhes. Foi um trabalho árduo, mas muito compensador, e feito com oração e carinho. Os leitores terão em mãos uma coleção de riqueza inestimável, com uma linguagem atualizada, capaz de conquistar as novas gerações para a leitura de livros que podem aproximá-las ainda mais de Deus e de Sua Palavra. Para mim, foi um dos maiores privilégios que tive nesses 16 anos de trabalho na editora. [MB]