sexta-feira, dezembro 19, 2014

Espiritualidade ateísta: a nova moda

Grande esforço para negar o óbvio
[A propósito da entrevista com o ateu militante Sam Harris, publicada no site da revista Veja, o amigo Frank Mangabeira escreveu o texto as seguir para este blog.] Se um ateu, um agnóstico ou qualquer pessoa indiferente a assuntos religiosos pudesse fazer uma oração, talvez seria esta: “Deus, que Tu existas!” É a impressão que me vem à mente neste clima de “morte de Deus”, tão hegemônico na academia e nos círculos intelectuais ateus. Foi também a sensação que tive ao ler O Espírito do Ateísmo, do filósofo André Comte-Sponville – pequena obra em que o conhecido autor discorre acerca de uma espiritualidade não religiosa, uma “mística ateia”. Essa é a nova proposta de “transcendência” que surge como um tipo de consolação amenizadora da cinzenta e fria visão de mundo propugnada pelo “espírito do ateísmo”. Satisfaz? É a pergunta. Acho meio difícil. Que os ateus (como o radical Sam Harris e cia, ou os mais “espiritualizados” e tolerantes, à maneira de Sponville e Alain de Botton) o digam. A prova da experiência terá a palavra final.

Conforme o conceito de Rahner, “em cada ser humano existe uma carência pelo existencial sobrenatural e esse é o princípio fenomenológico da fé. Nessa concepção, há um vazio com a forma de Deus no coração dos seres humanos. Quando esse vazio não é preenchido por Ele, a tendência é preenchê-lo com elementos alternativos que não satisfazem cabalmente a necessidade humana”. Ou na expressão do escritor russo Dostoievski: “O homem não pode viver sem se ajoelhar. Não o poderia suportar. Ninguém seria capaz disso. Se rejeita Deus, ajoelhar-se-á diante de um ídolo de lenho ou de ouro, ou um ídolo imaginário.”

O Homo sapiens, essencialmente Homo religiosus, parece sentir “saudades” do Ser, ao mesmo tempo em que foge dEle. Como diria uma amiga filósofa: “Eu acho graça dos ateus que buscam sentido para suas reflexões na repetição deste mantra: ‘Deus não existe.’ Eles são semelhantes à criança que, no final do passeio no parque, no meio da multidão, larga a mão do pai; e ao ser questionada por outro adulto: ‘Cadê seu pai?’, ela mente dizendo: ‘Estou só.’ No entanto, não consegue se entregar às brincadeiras, pois perde tempo se esgueirando para não se encontrar com o pai, ao mesmo tempo em que tem medo de perdê-lo de vista para não ficar realmente só.”

A meu ver, ateísmo nada mais é do que uma fuga do Absoluto sobrenatural, mas, ao mesmo tempo, uma forma estranha de não se fugir dele. As afirmações enfáticas sobre a inexistência de Deus não são mais do que sintomas dessa maneira paradoxal de buscá-Lo, negando-O. Os ateus, por meio da transcendência da consciência, deveriam reconhecer nessa “voz” a presença ignorada de Deus. Alguns já reconheceram; outros continuam lutando contra, largando a mão do Pai.

“DEle fugi, noites e dias adentro;
 DEle fugi, pelos arcos dos anos;
 DEle fugi, pelos caminhos dos labirintos
 De minha própria mente; e no meio de lágrimas
 DEle me ocultei, e sob riso incessante.
 Por sobre esperanças panorâmicas corri;
 E lancei-me, precipitado,
 Para baixo de titânicas trevas de temores abissais,
 Para longe daqueles fortes Pés que seguiam, seguiam após mim.
 Mas com desapressada perseguição,
 E com inabalável ritmo,
 Deliberada velocidade, majestosa urgência,
 Eles marcavam os passos – e uma Voz insistia
 Mais urgente que os Pés –
 ‘Todas as coisas traem a ti, que traíste a Mim.’
[...]
Meu Deus, Tu não sabes
O quão pouco digno de qualquer amor Tu és!
A quem encontrarás que Te ame, ignóbil,
Salva-me, salva só a mim?
[...]
Tudo o que tirei de ti, obstante tirei,
Não por tuas injúrias,
Mas para que tão somente pudesses buscá-lo em Meus
braços...
Levanta-te, segura a Minha mão, e vem!

(Francis Thompson)