terça-feira, janeiro 27, 2015

UFPA dá exemplo de respeito à religião

Primeiro colocado é adventista
Universidade não vai mais divulgar lista dos aprovados durante as horas do sábado

A Universidade Federal do Pará (UFPA) pode mudar o dia de divulgação do listão do vestibular nos próximos anos. De acordo com a Universidade, a mudança se faz necessária para atender a solicitação de sabatistas que não podem acompanhar o resultado no sábado. Segundo a assessoria da UFPA, na última quinta-feira (22), três candidatos sabatistas entraram em contato com a Universidade, solicitando alteração da data de divulgação. Entretanto, como já estava tudo programado, não havia possibilidade dessa mudança. O principal motivo para a data ter sido mantida foi o fato de que a lista de aprovados não poderia ficar guardada muito tempo após estar pronta. Ela deve ser divulgada o quanto antes por questões de segurança.

O 1º colocado no PS 2015, Fernando Silveira, calouro de Medicina, é adventista do sétimo dia e não comemorou a aprovação no sábado. Ele recebeu uma ligação da Universidade informando a colocação e, mesmo contente com a aprovação, comemorou apenas após as 18h daquele dia.

A partir do ano que vem será feito um esforço para que o listão não seja mais divulgado aos sábados. De acordo com a UFPA, uma das formas de fazer isso é diminuindo a equipe que trabalha na apuração e preparo da relação de aprovados, fazendo com que ela fique pronta um pouco depois do que normalmente acontece.

A UFPA diz respeitar a diversidade das religiões e se preocupar em atender os sabatistas: “As autoridades do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA responsáveis pela divulgação do resultado vêm discutindo a possibilidade de, nos próximos anos, excluir os sábados como dias prováveis para a saída do Listão dos Aprovados em processos seletivos, em respeito e consideração pela diversidade das religiões dos candidatos e seus familiares. A universidade, ao longo dos anos, preza o apoio a todos os envolvidos nos mais diversos certames realizados pela instituição, procurando, sempre, melhorar no que for necessário, com relação ao atendimento à sociedade.”


Nota: Com boa vontade e consideração, tudo é possível. Parabéns à UFPA pela lição de respeito à liberdade religiosa. [MB]