segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Banalização do satanismo e do sadomasoquismo

Lúcifer: o anjo simpático
Duas notícias recentes me chamaram a atenção e guardam alguma semelhança entre si, embora os assuntos sejam bem diferentes (ou não seriam?). A primeira diz respeito à aprovação pela Fox do episódio piloto de “Lucifer”, série baseada na história em quadrinhos de Mike Carey sobre as aventuras do anjo caído Lucifer Morningstar. “Com isso, a atração já garantiu a encomenda de uma primeira temporada. Não foram divulgados, porém, a quantidade de episódios que a série terá. Tom Kapinos, o criador de ‘Californication’, assinou o piloto e também servirá como produtor executivo do projeto. O personagem apareceu primeiro nos quadrinhos de ‘Sandman’, de Neil Gaiman, em 1989, e só ganhou sua revista própria em 2000. A HQ da Vertigo, selo adulto da DC Comics, teve 75 edições publicadas até 2006. A série ‘Lucifer’ servirá como sequência das histórias em quadrinhos, mostrando o protagonista gerenciando um bar depois de ter desistido de comandar o inferno. ‘Lucifer’ será produzida pela Warner Bros. TV e se juntará a uma leva de adaptações de HQs da DC, que incluem as séries ‘Constantine’, ‘The Flash’, ‘Gotham’, ‘Supergirl’ e dos ‘Novos Titãs’”, informa o site Cinepop.

Quadrinhos satânicos não são exatamente novidade, como bem se lembram os leitores de “Spawn” e “Motoqueiro Fantasma” , para citar apenas dois. A novidade fica por conta dessa nova onda de adaptações de quadrinhos para o cinema e para a TV, o que está dando muito mais visibilidade para personagens antes apenas conhecidos pelos leitores do gênero HQ. Cada vez mais a figura do anjo caído rebelde vai sendo banalizada, havendo até quem “torça” por ele e se identifique com ele. Na série “Falen”, por exemplo, os leitores até torcem para que os anjos caídos recuperem seu lugar no Céu, de onde teriam sido “injustamente” expulsos!

A outra notícia diz respeito ao sucesso do momento: “Cinquenta Tons de Cinza”. Segundo o blog Page Not Found, “alunos de uma escola do ensino fundamental em Monessen (Pensilvânia, EUA) receberam em sala de aula um caça-palavras baseado em Cinquenta Tons de Cinza, sucesso editorial erótico de E. L. James que foi levado ao cinema. Entre as palavras a serem buscadas no mosaico de letras estavam ‘espancamento’, ‘submissa’, ‘algemas de couro’ e ‘bondage’ (técnica sadomasoquista de submissão usando cordas e outros apetrechos). James Carter, pai de um aluno da escola, fez reclamação formal à direção do estabelecimento de ensino durante reunião do conselho de alunos, de acordo com a agência AP. Autoridades disseram que não discutiriam a questão, mas um membro do conselho afirmou que o caça-palavras foi um ‘grande erro’.” 


Apenas um pai se manifestou? O mais triste é saber que, no Brasil, adolescentes de 14, 15, 16 anos foram ao cinema assistir a essa produção cinematográfica (o próprio governo abaixou de 18 para 16 anos a classificação indicativa do filme). E por que foram assistir? Por causa do marketing que vendeu pornografia sadomasoquista como romance. Por causa da curiosidade despertada pela mídia aliada à indústria cinematográfica de olho nos milhões de dólares que serão arrecadados à custa de uma geração que passará a ver o sexo como técnica de tortura, prazer depravado e dominação.

Pensando bem, as duas notícias têm tudo a ver mesmo. O mesmo motivador está por trás dessas banalizações; dessa normalização do anormal e dessa inversão de valores. [MB]