quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Deuses nórdicos voltarão a ser adorados na Finlândia

Sumo sacerdote Hilmarsson
Começa este mês a ser erigido na Finlândia um novo templo aos deuses nórdicos, o primeiro desde os tempos da era Viking. O paganismo nórdico foi suplantado há mais de mil anos com a introdução do cristianismo no norte da Europa, mas os deuses do panteão nórdico, como Thor e Odin, nunca deixaram de ter seguidores. A religião é conhecida sob a designação de Ásatrú. Existe uma associação, a Asatruarfelagid, fundada em 1972, que promove a fé naquelas deidades e anunciou para este mês o início da construção de um templo, numa colina nos arredores de Reiquiavique. O sumo sacerdote da Asatruarfelagid, Hilmar Örn Hilmarsson, afirmou numa entrevista à televisão pública islandesa, RÚV, que o edifício terá cerca de 350 metros quadrados, forma circular, um teto com uma cúpula móvel, com capacidade para 250 pessoas. A construção estará completa no próximo ano.

A Asatruarfelagid realiza casamento, batizados e funerais, rituais relativos ao nascimento e à iniciação de adolescentes nessas crenças. Alguns aspetos tradicionais, como sacrifício de animais, foram abolidos. Um aspeto relevante é que esta associação tem visto aumentar o número de adesões. No fim de 2014, tinha 2.400 membros numa população total de 330 mil na Islândia.



Nota: O avanço do neopaganismo e também do islamismo na Europa se deve à “castração” do cristianismo. Há muito tempo que o continente europeu “domesticou” o cristianismo, transformando-o numa religião de tradições, de meras formalidades. A sociedade se secularizou, mas o anseio pelo transcendente permanece no coração humano, porque o ser humano foi criado para ser espiritual. Afastadas do Deus vivo e verdadeiro – Aquele que criou o Universo e cuja sepultura está vazia –, as pessoas buscam saciar a fome da alma em qualquer fonte, ainda que seja a de deuses criados à imagem e semelhança dos homens – guerreiros, irascíveis, sanguinários. Cristianismo tornado irrelevante deixa de ser uma proteção contra crendices, superstições e fanatismos. Que sirva de lição para nós que vivemos num país que se julga cristão. [MB]