terça-feira, março 03, 2015

A impressionante história do milagre da bolsa

Deus cuida de cada detalhe
Hoje foi um dia intenso. E você entenderá por quê.

Quando Deus promete em Sua Palavra que cuida de nós e que não nos desampara, acredite! Ele o faz! (Leia algumas dessas promessas em: Salmo 37:25, Lucas 12:6, 7; Mateus 6:25-34). Meu salmo preferido é o 37, principalmente os versos 4 e 5.

Tempos atrás, perdi esposo, casa, carro, etc. Graças a Deus, tenho meu filho, hoje com oito anos, porém, materialmente e financeiramente, perdi tudo. Não contarei detalhes, pois não quero falar de tragédias, mas quero, sim, contar as bênçãos. Voltei a morar com meus pais e agradeço a Deus pelos pais que tenho. Se fosse contar o quanto minha mãe faz por mim a cada dia, não terminaria este texto hoje...

Nosso Criador é o Deus do recomeço, da segunda chance, e Ele me incentivou a recomeçar. Aliás, Deus tem me renovado constantemente! Através da minha família, Ele sugeriu que eu voltasse a estudar e tentar uma nova profissão. Deu-me funções em Sua obra na igreja e fez-me ver que posso, sim, vencer pelo Seu poder!

Mas como cursar uma faculdade sem dinheiro para pagar? Hoje em dia há muitas possibilidades, muitas opções de bolsas de estudo, mas eu, como já tenho uma graduação, não tenho direito a nenhuma delas. Sobrou-me uma opção. Financiar meus estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E foi o que fiz. Não me adaptei à profissão que escolhi na minha primeira graduação, e meu recurso foi logo começar a trabalhar na microempresa familiar de meus pais, enquanto não encontro algo mais rentável.

Passei por mais um vestibular e pelo processo seletivo do Fies, e Deus me abençoou com a aprovação. Hoje estou cursando a quarta fase do curso de Direito. No entanto, com filho para levar e buscar na escola, ir para a faculdade, para a igreja e tudo o mais, a pé ou de ônibus, é realmente cansativo. Nunca me queixei disso. Sempre afirmei ao meu filho que temos duas pernas bem fortes que nos levam aonde queremos, e isso é motivo de gratidão.

Porém, Deus viu minha aflição. Meu pai não é cristão, é muito econômico (para não dizer avarento), no entanto, no Natal de 2013, ele surpreendeu toda a família, principalmente a mim, financiando um carro (simples, básico, mas para mim é o melhor carro que existe!) e presenteando-me. Chorei de alegria e gratidão; fui dormir chorando e acordei chorando, sem acreditar no que havia ocorrido! Mas sei que o Espírito Santo sussurrou aos ouvidos do meu pai, e ele obedeceu, sem nem se dar conta disso!

Em abril de 2014, meu paizinho querido me surpreendeu com outro presente. Eu havia participado de um concurso num site, comentando e avaliando um projeto de engenharia mecânica de um sobrinho meu (considero-o assim, mas ainda é namorado da minha sobrinha), cujos melhores argumentos seriam premiados com um iPad. Já imaginam o que ocorreu, não é?! Deus sabia que meu velho companheiro netbook estava ruim, dando-me muito problema ao tentar realizar minhas pesquisas e acessar a internet. Esse iPad tem me ajudado muito. Foi outro dia que chorei de gratidão pelo cuidado de Deus por mim!

E hoje (28/2), dia especial e maravilhoso em que passamos dez horas de oração e jejum em nossa igreja, levei meu dízimo e ofertas a Deus. Uma voz soprou em meu ouvido: “Pra que dar tanto dinheiro para o evangelismo se você pode utilizá-lo para comprar o que quer?” E eu respondi a mim mesma em pensamento: “Quero que Jesus volte logo, e este dinheiro não é meu, apenas estou devolvendo-o para o auxílio da igreja de Deus.” Devolvo 30% de meus recursos a cada mês, mas cheguei e esse valor gradativamente, fazendo pactos com Deus. E Ele tem me recompensado. Vale a pena depender de Deus!

Bem, e o milagre de hoje foi o seguinte: eu estava precisando de uma bolsa havia pelo menos uns três meses. Eu já possuía uma bolsa pequena com a qual minha irmã havia me presenteado, mas só consigo utilizá-la em algumas ocasiões (as mulheres entenderão...). E minha outra bolsa, maior, que uso no dia a dia estava constantemente estragando o zíper. Já havia consertado, mas estragou novamente. A cada mês tentava guardar dinheiro para comprar, mas apareciam outras prioridades, como material escolar do filho, mochila para ele, etc.

Eu já havia pesquisado em algumas lojas o modelo de bolsa que eu queria, mas passava do valor que eu havia reservado. Comentei com Deus que queria uma bolsa forte, cujo zíper não estragasse, com duas cores elegantes e grande o suficiente para carregar tudo o que preciso, com divisórias acessíveis, e expliquei os detalhes.

Em fevereiro, fui guardando dinheiro, até a última semana do mês, o suficiente para comprar uma bolsa simples, mas ligaram-me da Casa Publicadora Brasileira comunicando que minhas assinaturas de lições e da Revista Adventista estavam expirando. Conversei com Deus: “Senhor, vou utilizar o dinheiro da minha bolsa e pagar a renovação das assinaturas, pois meu filho e eu precisamos delas. Nosso relacionamento contigo é aperfeiçoado por meio delas. Quem sabe mês que vem o Senhor encontra uma bolsa linda e barata para mim.”

No dia 28/2, ao meio-dia, no intervalo entre o culto e o início da programação da tarde, cheguei perto da minha amiga e irmã em Cristo, colega de classe da Escola Sabatina, a Silvana, e percebi que ela estava com uma bolsa linda, bem no estilo que eu queria. Pensei: “Vou perguntar a ela onde comprou e se foi muito alto o valor. Assim, já terei ideia de onde procurar quando tiver o dinheiro.” Perguntei: “Silvana, posso ver tua bolsa de perto? Ela é linda! Preciso comprar uma bolsa assim e estou pesquisando.” E ela me disse: “Ah, então és tu! Esta bolsa é tua! Estou te dando de presente!”

Eu olhei para ela com espanto, e disse: “Imagina, guria! Capaz que tu vais me dar tua bolsa!” E ela: “Sim! Ontem o Papai do Céu falou para eu trazer esta bolsa à igreja e dar de presente a alguém! Eu só não sabia quem era, e agora sei! Ela é novinha. Comprei tempos atrás, mas não gostei muito dela por ser de material muito firme, eu queria uma mais maleável. Mas Deus, que te ama muito, sabia que tu ias gostar!” Ela retirou suas coisas da bolsa, colocou numa sacola de papel e me entregou.

Sabe, na mesma hora meus olhos se encheram de lágrimas e contei a ela que sua atitude havia sido uma resposta à oração, mas me contive para não chorar mais, pois logo em seguida eu seria chamada para cantar. Observe as fotos da bolsa e veja como Deus cuida dos detalhes. Compare com a descrição de bolsa que eu queria. Deus cuida de mim!


No último acampamento de verão, eu fui preparada para um retiro espiritual. Tudo o que podia dar errado para eu não ir, aconteceu. Inclusive minha barraca molhou por completo na primeira noite. Ainda bem que os colchões eram infláveis e bondosos irmãos me ajudaram, senão teria ido embora. E valeu muito a pena ter ficado. Tive encontros maravilhosos com o meu Deus, todas as manhãs, à beira da lagoa, ao nascer do sol. Numa dessas manhãs, senti meu Paizinho querido afagar meus cabelos e sussurrar aos meus ouvidos: “Filha, Eu te amo e vou cuidar de ti!”

(Emanuela dos Santos Borges é graduada em História e estudante de Direito em Criciúma, SC; além disso, é minha irmãzinha caçula querida [MB])