segunda-feira, março 30, 2015

Algarve tem um monstro pré-histórico

Local da descoberta
A descoberta resulta de duas incursões a um pequeno lago algarvio, em 2009 e 2010. Uma equipe de paleoantropólogos descobriu os restos de uma salamandra gigante na região portuguesa, desaparecida há cerca de 220 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista]. Pela descrição, relata um dos investigadores, Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo (Escócia), ao jornal francês Le Monde, a criatura devia estar no grupo de grandes predadores da época: tratava-se de “um anfíbio do tamanho de um carro pequeno, dotado de uma mandíbula enorme com centenas de dentes afiados”. O fóssil levou um nome coerente com o local da descoberta. A equipe designou-o Metoposaurus algarvensis no Journal of Vertebrate Paleontology, onde o artigo foi publicado. Mas há muito que certos elementos da equipe tinham curiosidade sobre esse ser, que supunham ter existido mas sem esse grau de conhecimento.

Nos anos 70, um grupo de paleontólogos alemães rumou àquelas paragens algarvias em busca de vestígios de grandes criaturas que se supunha terem povoado a área. Levaram alguns fósseis que depositaram num museu em Berlim. Muitos anos mais tarde, numa visita do francês Jean-Sébastien Steyer, um dos membros da equipe ao museu despertou-lhe a atenção. Brusatte, o francês, Richard Butler da Universidade de Birmingham e o português Octávio Mateus, da Universidade de Lisboa puseram-se então em campo e acabaram por ser efetivamente surpreendidos por uma espécie extinta nunca vista antes.

(Sol)

Nota: É mais um caso de um ser vivo dado como extinto por supostos milhões de anos cujo correspondente moderno é exatamente como seu ancestral. Sabe-se lá que outras surpresas desse tipo nos aguardam no futuro... [MB]