segunda-feira, março 30, 2015

Líder da Igreja Episcopal fala sobre mudanças climáticas

Schori: prioridade na gestão ambiental
A bispo presidente da Igreja Episcopal usou palavras fortes nesta semana para se referir às pessoas que negam as mudanças climáticas com base em “interesses políticos” ou “cegueira voluntária”. “A tradição judaico-cristã sempre considerou essas motivações pecaminosas”, disse a bispo Katherine Jefferts Schori na terça-feira, em um evento para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas. “É decididamente errado usar recursos que foram dados para o nosso cuidado coletivo de formas que reduzam a capacidade dos outros para compartilhar a vida em abundância.” Falando em um evento da Igreja Episcopal em Los Angeles chamado “The Climate Change Crisis”, Jefferts Schori disse que a humanidade chegou a uma decisão de “vida ou morte”, de mudar a tendência da mudança climática, e que a janela de oportunidade “não vai durar muito”.

“Estamos em guerra contra a integridade deste planeta”, disse ela. “Fomos plantados neste jardim para cuidar dele, literalmente para ter domínio sobre suas criaturas. Domínio significa cuidar de nossa ilha-casa.”

O evento de terça-feira começou com um desafio de 30 dias para que as pessoas aprendam e advoguem as mudanças ambientais. Ao longo da iniciativa, que termina no Dia da Terra, 22 de abril, os participantes que se inscreverem no site da Igreja Episcopal receberão e-mails diários com informações para ajudá-los a reduzir sua “pegada de carbono” e espalhar a consciência sobre iniciativas climáticas em suas comunidades.

A proteção do clima é uma questão de interesse pessoal para Jefferts Schori, que tem doutorado em Oceanografia e trabalhou como bióloga marinha antes de entrar no sacerdócio, em 1994. A bispo é uma amante da natureza, que estudou sistemas interligados como a circulação de água, a atmosfera e a geologia marinha.

A Igreja Episcopal como um todo tem feito da gestão ambiental uma prioridade. A Rede Ecológica Episcopal foi formada em 1986 para fornecer recursos educacionais para igrejas episcopais em todos os EUA e construir bases para lidar com as questões ambientais nas comunidades.

Em 2012, a igreja firmou parceria com a interconfessional GreenFaith sem fins lucrativos, para lançar um programa de certificação para as igrejas episcopais de todo o país. “Fomos feitos para amar a Deus e aquilo que Deus criou e amar o nosso próximo como a nós mesmos”, disse Jefferts Schori na terça-feira. [...]


Nota: Aos poucos, a bandeira ECOmênica vai “pegando” em todas as religiões. É bom lembrar, também, que está prometida para este ano a encíclica do papa Francisco sobre meio ambiente, e que ele vai discursar na ONU, no Senado dos EUA e na Casa Branca. Ótimas oportunidades para lançar o domingo como uma das propostas para ajudar a salvar o planeta da destruição. Vamos aguardar (e orar e trabalhar). [MB]