terça-feira, março 24, 2015

Livro destaca vida e obra de um pioneiro do criacionismo

Fui aluno do professor Orlando Ritter sem que ele soubesse e sem assistir a sequer uma de suas aulas. No começo dos anos 1990, abandonei o evolucionismo e me tornei criacionista. Não foi fácil. Tive que questionar e rever muitos paradigmas que antes eu tinha por certos. Um dia, visitando o pastor da igreja de que me tornei membro, encontrei na biblioteca dele uma apostila volumosa com um título que me chamou a atenção de imediato: “Estudos em Ciência e Religião”. Pedi emprestado o material e simplesmente “devorei” cada página. Aquele foi o primeiro material sério de cunho criacionista que tive a oportunidade de estudar e me ajudou a solidificar as bases da minha nova cosmovisão. Sou muito grato ao professor Ritter por ter dedicado tempo ao preparo daquela apostila e por tê-la publicado em 1978, quando eu tinha apenas seis anos de idade. Aliás, sou grato a Deus por pessoas como Orlando Ritter existirem. Gente assim me mostra que o Criador ainda “aposta” na humanidade e que ainda temos algo de bom a expor para o Universo. E vidas como a dele merecem ser biografadas a fim de inspirar outras pessoas e indicar que, se um pôde fazer o que fez, nós também podemos, com a ajuda de Deus.

O livro que você tem em mãos é mais do que a biografia de um homem. É um recorte da história, de um período saudoso em que as pessoas davam importância à palavra empenhada, à pontualidade e à honra. Um tempo que não andava tão rápido, em que se valorizava a educação integral e em que as pessoas se relacionavam olhando nos olhos. Enfim, uma época que ainda pode nos ensinar lições, mas que, infelizmente, não volta mais. Quem viveu lá, poderá viajar no tempo e até se emocionar. Quem nasceu depois, aprenderá coisas novas de uma época passada; de um mundo e um Brasil diferentes – e verá tudo com as lentes de uma arguta testemunha ocular.

O Professor conta também parte da história do Centro Universitário Adventista, campus São Paulo, a Escola da Colina. O relato é muito significativo, pois foi escrito por um professor que viveu 60 anos nessa instituição, e que dedicou a vida para educar gerações, homens e mulheres que desempenharam e desempenham papel importante na sociedade e na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pessoas que até hoje não deixam de reconhecer o tremendo legado de um educador que amou o magistério e despertou em muitas mentes o desejo de aprender e de ser semelhante a Jesus, nosso Criador e Redentor.

Hoje as pessoas têm a opção de fazer uma faculdade à distância. Então, de certa forma, posso dizer que fui desse grande homem um aluno à distância. E é em nome desses alunos incontáveis, cuja vida foi tocada pelo mestre, que tenho o enorme prazer de recomendar a leitura deste livro.

Michelson Borges