terça-feira, março 10, 2015

MEC abre consulta para sugestões sobre o Enem

Oportunidade de dar sua opinião
O Ministério da Educação (MEC) abriu, na semana passada, uma consulta pública para ouvir da população sugestões a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Qualquer cidadão pode participar e enviar sugestões sobre a qualidade do exame, bem como opinar sobre a ampliação do banco de itens até o dia 17 de março. O advogado Vanderlei Viana, que trabalha no escritório da Igreja Adventista para oito países sul-americanos (Divisão Sul-Americana), sugere que adventistas e outros guardadores do sábado aproveitem essa oportunidade de consulta para sugerir, por exemplo, alteração no dia da realização da prova. “É uma oportunidade importante que o governo brasileiro está abrindo”, acrescenta. A consulta pública é parte dos planos para tornar a aplicação do Enem um processo digital, conhecido como Enem digital.

Para participar, basta seguir o passo a passo:

Interessados devem acessar o site da Consulta Pública sobre o Enem Digital e entrar no ambiente colaborativo utilizando o número de CPF. Não é necessário enviar mais dados.

O próximo passo é responder às perguntas da consulta pública. São três:

Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem?

Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?

Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

Na mesma tela, é possível ainda anexar arquivos, que podem ser exemplos (em texto, imagem, áudio ou vídeo) para as sugestões dadas. O envio de anexos é opcional. Depois disso, basta enviar a colaboração.

Em 2014, o exame foi aplicado em mais de 1,7 mil municípios, contabilizando 17.367 centros de aplicação.

(Equipe ASN, com informações da assessoria do MEC)

Nota: Aproveite essa grande oportunidade para opinar e sugerir que as provas do Enem não mais sejam realizadas aos sábados. Já deixei minha sugestão lá. [MB]