segunda-feira, abril 27, 2015

ADRA Brasil lança campanha para ajudar vítimas no Nepal

Quase quatro mil mortos
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) no Brasil lançou na manhã desta segunda-feira, 27, uma campanha de ajuda aos moradores do Nepal, país que no sábado, 25, foi devastado por um terremoto de 7,8 graus. O local mais atingido foi a capital Katmandu. O fenômeno também causou uma avalanche no monte Everest, afetando centenas de alpinistas e deixando 17 mortos. No total, o número de vítimas fatais já ultrapassa os 3.700, além das 6.500 pessoas feridas. Ontem, novos tremores foram sentidos no local. De acordo com Eric Leichner, coordenador de gestão de emergência da ADRA para oito países sul-americanos, a situação é muito pior do que se tem notícia. “Ainda há zonas muito distantes das quais não temos informações. Por isso a importância de arrecadarmos a maior quantidade de fundos para auxiliar neste momento”, sublinha.

A ADRA Internacional já está presente no local e conta com a participação de integrantes da organização vindos de outras partes do mundo. Eles estão prestando socorro e auxílio às famílias atingidas. “Vamos nos concentrar em construir abrigos para aqueles que perderam suas casas”, relatou Natalia López-Thismón, porta-voz da ADRA Internacional. “Nós provavelmente trabalharemos em parceria com a GlobalMedic em projetos de água, higiene e saneamento.”

Equipes de resgate de vários países também foram enviadas para ajudar na localização de pessoas desaparecidas, que podem estar debaixo de escombros e nas montanhas da região. Atualmente são feitos levantamentos para organizar as áreas que cada agência humanitária ficará responsável por cuidar.

Umesh Pokharel, presidente da Seção Nepal, um campo anexo da Divisão Adventista Sul da Ásia, disse que não há informações de adventistas feridos por causa do terremoto. “Até agora, nenhum adventista foi morto”, contou Pokharel à Adventist Review, no domingo. “No entanto, muitos cristãos foram soterrados enquanto estavam adorando e morreram.” No Nepal, todos os cristãos adoram no sábado porque é um dia de descanso, ao contrário do domingo, quando o país funciona. Ainda de acordo com ele, quatro templos adventistas foram parcialmente destruídos, embora possa haver outros.

“O sofrimento humano rompe os nossos corações e nos move com profunda simpatia para com os milhares de famílias que sofreram perdas”, solidarizou o pastor Ted Wilson, presidente da Igreja Adventista em nível mundial, em um comunicado publicado no sábado. “Que esta seja uma oportunidade para mostrar o ministério de amor e compaixão de Cristo em tudo o que fazemos.” Wilson pediu aos adventistas ao redor do mundo que orem pelos habitantes do Nepal e agradeceu a ajuda que tanto os membros locais quanto a ADRA estão dando aos afetados.

O Memorial Hospital Scheer, hospital adventista que fica próximo à capital do país, tem recebido centenas de pessoas em busca de tratamento médico. Mesmo com 150 leitos, muitas vítimas têm recebido atendimento do lado de fora. A situação é a mesma em outras regiões, já que a estrutura médica é precária.

Para participar do SOS Nepal por meio de doações, utilize a conta abaixo:

Banco Bradesco
Ag: 3416
Conta: 30050-0
ADRA Brasil
CNPJ: 01.467.063/0001-15

Se preferir doar via cartão de crédito ou boleto bancário, clique aqui.

(Equipe ASN, com informações de Andrew McChesney e Globo News)