sexta-feira, abril 10, 2015

Epidemia de dengue: prevenção e cuidados

O mosquito Aedes aegypti
A dengue é um problema de saúde pública e nunca foi tão frequente no sudeste do país, que acumula 64,7% dos casos. A escassez de água e a necessidade de armazená-la de forma doméstica criou um cenário favorável para o aumento da incidência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Só em 2015, foram registrados mais de 224 mil casos. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos. Incômodos similares são diagnosticados na febre Chikungunya, doença mais frequente na África e na Ásia, diagnosticada no Brasil pela primeira vez em 2010, e assim como a dengue, também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. De caráter epidêmico, porém pouco letal, é caracterizada principalmente pela forte dor nas articulações e espalhou-se pelo país, que hoje contabiliza mais de mil casos, a maioria registrados no Norte do País. Para ambas as viroses – dengue e febre Chikungunya – a recomendação é procurar o atendimento médico o mais rápido possível, hidratar-se, tomando líquidos, e repousar.

O médico Estevão Portela Nunes, mestre e doutor em doenças infecciosas e parasitária pela UFRJ e pesquisador pelo Instituto de Pesquisa FioCruz, esclarece os efeitos de alguns princípios ativos comuns para que, em caso de suspeita de dengue, o paciente tome os cuidados adequados.

- Paracetamol: o mais indicado e seguro, principalmente se for usado em baixa dosagem, menos de 2 gramas por dia.

- Ácido acetilsalicílico: não é mais um medicamento indicado para alívio de dor ou para redução da febre. Hoje é entendido mais como um coadjuvante no tratamento de problemas cardiovasculares. Não é recomendado usar durante a dengue, verificar com o médico.

Clique na imagem para ampliar
- Ibuprofeno: o consenso asiático e o documento da World Health Organization (WHO) consideram o uso desse medicamento inadequado e até mesmo contraindicado, devido a sua ação anti-inflamatória interferir com a cascata da coagulação, homeostase renal e secreções gástricas. Em tese, um efeito antitérmico isolado pode ser obtido utilizando doses reduzidas do Ibuprofeno, porém é difícil prever com segurança sua eficácia para casos de dengue.

- Dipirona: requer cuidado. Estudo espanhol recente indica que esse ativo pode agravar os sintomas da dengue. É apenas um estudo, porém já sinaliza alerta quanto ao uso para dengue.

Fonte: Diaz-Quijano FA, Villar-Centeno LA, Martinez-Vega RA. [Effectiveness of early dipyrone administration on severity of dengue virus infection in a prospective cohort]. Enferm Infecc Microbiol Clin. 2005 Dec; 23(10):593-597

Veja como se faz uma armadilha simples e eficaz contra a dengue (clique aqui). 

E saiba mais sobre a doença (clique aqui). Informação é o melhor remédio.