segunda-feira, abril 13, 2015

Surpresas criacionistas em Brasília

Com o Dr. Ruy e o "embrião" do livro A História da Vida

A convite do Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira e de seu filho Rui Corrêa Vieira, presidentes-fundadores da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB), tive o prazer de ir a Brasília visitar o Centro Cultural da SCB e apresentar algumas palestras na cidade. Na noite de sexta-feira, o Dr. Ruy me mostrou algo que me deixou surpreso: a primeira versão do meu livro A História da Vida, em formato de apostila e com as anotações e sugestões dele. Explico. Em 1994, eu era recém-convertido ao criacionismo/adventismo e, na condição de ex-evolucionista (veja aqui e aqui), empreendi uma profunda pesquisa sobre a controvérsia entre os modelos criacionista e evolucionista. A partir das minhas leituras e pesquisas, escrevi uma apostila que reunia os principais argumentos que me convenceram da coerência do criacionismo e de sua melhor adequação aos fatos observados na natureza. Enfim, concluí que era um modelo, uma cosmovisão mais coerente. A apostila tinha como título “De Onde Viemos, Para Onde Vamos”. Eu já conhecia o trabalho da SCB, alguns dos livros publicados pela entidade e a Folha Criacionista (hoje Revista Criacionista), e resolvi enviar uma cópia da minha apostila ao Dr. Ruy, a fim de ter a opinião dele. Pouco tempo depois, fiquei muito feliz e honrado com uma ligação telefônica do próprio Dr. Ruy, que gastou mais de uma hora em conversa comigo, fazendo sugestões e propondo correções. Um homem como ele, com tantas obrigações e compromissos, tomou tempo para ler com atenção e interesse o material de um estudante universitário. Aquilo foi uma grande lição para mim e me fez admirar ainda mais o Dr. Ruy. Poucos anos depois, aquela apostila ampliada seria publicada pela Casa Publicadora Brasileira com o título A História da Vida.

No Centro Cultural da SCB, pude também ver (e tocar) um tesouro especial recém-encontrado: a Bíblia hebraica que pertenceu a Guilherme Stein Filho. Guilherme foi o primeiro converso ao adventismo batizado no Brasil, no rio Piracicaba, em abril de 1895. Foi, além disso, o primeiro editor da futura Casa Publicadora Brasileira, primeiro professor da futura rede adventista de educação e primeiro tradutor adventista no Brasil. Era um homem muito culto e deixou um grande legado para o adventismo em nosso país.

Essa Bíblia rara, com anotações do próprio Guilherme, estava perdida. Até que um ex-integrante da Voz da Profecia, Robert Conrad Filho, resolveu ir a um sebo no Rio de Janeiro. E o que encontrou lá? Sim, sei que parece milagre (e deve mesmo ter sido), mas ele encontrou à venda a Bíblia de Guilherme Stein Filho! Comprou-a, entregou-a ao Marcus Vinícius de Paula Moreira que a levou pessoalmente ao Dr. Ruy, em Brasília.

Foi emocionante folhear com todo cuidado essa Bíblia tão significativa, que pertenceu a um pioneiro que dedicou a vida à causa adventista e publicou o primeiro livro criacionista em nosso país.

Michelson Borges


A Bíblia de Guilherme Stein Filho