sexta-feira, maio 22, 2015

O papa em alta e o Vaticano que dá “pitaco” nos EUA

Um líder para este momento
Deu no site do Portal Comunique-se: “Conhecida por produzir e comercializar álbuns de figurinhas, como o da Copa do Mundo de 2014, a Panini apresentou ao mercado sua revista mensal com o “santo padre” em destaque - sempre. Trata-se da publicação O Meu Papa, disponível em bancas do país e na internet desde 6 de maio. Comercializado a R$ 4,90 o exemplar, o novo impresso é a versão nacional do título que já circula em 13 países, tendo como pauta divulgar as ações realizadas pelo papa Francisco. Atualmente, o veículo de comunicação está presente na Alemanha, Áustria, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Itália, Lichtenstein, Nicarágua, Panamá, Polônia, República Dominicana e Suíça. A primeira edição brasileira da revista dedicada exclusivamente ao pontífice é dividida em 64 páginas e apresenta, em reportagem de capa, a preocupação de Francisco para com as pessoas que de alguma forma convivem com o sofrimento. No estilo, a editora garante que a revista é feita com textos simples e de fácil leitura, com amplo espaço a imagens. ‘O lançamento da revista O Meu Papa no Brasil nos gera grande satisfação. A editora, que já está presente no lar dos brasileiros por meio de produtos voltados à família que atingem crianças, jovens e adultos lança agora esse título inovador sobre a vida do papa Francisco no Vaticano’, disse, no começo do mês, o diretor-presidente da Panini Brasil, José Eduardo Severo Martins. O executivo ainda afirmou que a novidade demonstra a importância que a empresa dispensa aos mais variados assuntos. ‘Com esta publicação, a Panini reforça seu posicionamento de estar sintonizada com os principais lançamentos mundiais e sua preocupação com investimentos em produtos que reforçam valores humanos universais.’”

A notícia acima é mais uma que mostra a crescente influência de Francisco em todo o mundo. Isso com certeza vai favorecer as ações dele em setembro deste ano, quando discursará em três lugares nos Estados Unidos: o Senado, a Casa Branca e a ONU, oportunidade ímpar de propor “soluções” para problemas graves como o aquecimento global (aliás, a essa altura a nova encíclica papal terá sido publicada e estudada).

Mas o Vaticano quer mais, e recentemente chegou a dar “pitaco” no gerenciamento dos EUA e da ONU e fez sugestões bem interessantes, do ponto de vista profético. Veja alguns trechos: “Conselheiro do Vaticano diz que documento fundador dos EUA não é mais aceitável.” O que sugerem, então, mudar a Declaração de Independência e, depois, a Constituição norte-americana? Hmm... “Organizações globais como a ONU devem ditar o rumo das nações e os direitos individuais devem ser sacrificados em favor do bem maior.” Já li isso em algum lugar... Eles andam dizendo com insistência que o aquecimento global é um problema de ordem moral. E problemas morais devem ser tratados moralmente, com base em leis morais, não apenas na legislação humana ou na política.

O artigo completo (em inglês) pode ser lido aqui (America Magazine é uma publicação jesuíta). Vale a pena ler também este e este artigos (ambos também em inglês). 

Mais alguns trechos interessantes:

“Estamos presos numa indiferença que ironicamente tem sido aumentada pela exagerada defesa da liberdade na América em detrimento da virtude.” Exagerada defesa da liberdade?! Prestou atenção nisso? Para promover a virtude (e salvar o planeta), será necessário, então, reduzir a liberdade individual? Você já leu o livro O Grande Conflito? Isso já estava previsto há mais de um século!

“O papa Francisco irá aos Estados Unidos e às Nações Unidas, em Nova York, por ocasião do 70º aniversário das Nações Unidas, e num momento em que 193 governos do mundo estarão decididos a dar um passo em solidariedade para com um mundo melhor. No dia 25 de setembro, o papa Francisco vai falar com os líderes mundiais – muito provavelmente o maior número de chefes de Estado e de governo na história – em que esses líderes deliberam para adotar novas metas de desenvolvimento sustentável para a próxima geração. Essas metas serão um novo compromisso mundial para construir um mundo que tem por objetivo harmonizar a busca da prosperidade econômica com os compromissos para a inclusão social e sustentabilidade ambiental.”

“A mensagem do papa Francisco ajudará a prover uma linguagem universal de virtude e felicidade para que os objetivos sejam adotados pelos estados membros da ONU.” Qual será essa “linguagem universal de virtude”?

Setembro vem aí...

Para entender melhor as implicações das notícias acima, assista aos dois vídeos abaixo. [MB]