quarta-feira, junho 10, 2015

E-mails que nos alegram (56)

Diálogo possível
“Caro Michelson, apesar de eu ter opinião oposta à sua e ser ateu, achei seu site de muito bom nível e bastante respeitoso com a opinião alheia. Gostei da forma como você se referiu ao Stephen Hawking, reconhecendo seu trabalho científico sem debochar de seu ateísmo. Quanto ao Richard Dawkins, concordo com você que ele tem uma posição muito extremista e desrespeitosa com a opinião dos demais. Ele parece querer impor a opinião dele aos demais, o que acho inadmissível. Me tornei mais tolerante com opiniões diferentes da minha quando comecei a namorar uma menina evangélica, que continua comigo. Torço para que todos nós caminhemos para um debate respeitoso e construtivo, e que todos possamos nos unir pelo bem, mesmo com algumas opiniões diferentes.

“Também fiquei feliz com a sua resposta. Nestes tempos de Estado Islâmico, de barbárie e de polarizações exageradas, é um alento ver que ainda é possível pensar diferente sem virar inimigo. :)

“Vou ver seus vídeos sobre as inconsistências que você encontrou no darwinismo e depois te digo o que achei. Sou engenheiro eletricista formado pela UFRJ aqui no Rio de Janeiro, e sou muito fã de ciência em geral. Achei sensacional o fato que você ter estudado química e ter interesse por ciência. Dá pra ver que os seus posts têm uma boa consistência. A maioria das pessoas religiosas que eu conheço não tem esse nível de profundidade, aí acabo não podendo dialogar muito com elas.

“Acho bem legal você fazer essa divulgação científica que alcança pessoas religiosas; acho que muitas delas acabam perdendo informações muito legais que, como você sabe, não colocam a fé de ninguém em cheque e não precisariam ser vistas como uma ameaça. Por exemplo, fico maravilhado com o fato de termos uma atmosfera que, entre tantas coisas, nos protege de uma grande quantidade de impactos de asteroides. Minha namorada vê nisso uma benção de Deus, eu vejo como uma grande sorte, mas ambos podemos nos maravilhar igualmente com esse fato.

“Além disso, como você disse em seu site, meus heróis como Newton, Euler, Laplace tinham uma visão religiosa do mundo e isso não os impediu de trazer grandes avanços científicos para todos, independentemente de religião. Então vejo um grande campo de convergência para as pessoas de bem, religiosas ou não.”

Juan Rossi