terça-feira, junho 02, 2015

Vida e Saúde: a origem da questão

Modismos dietéticos vêm e vão. O pior é quando são criados com base em cenários hipotéticos e distanciados da realidade atual

A controvérsia entre as teorias da evolução e da criação existe há muito tempo e se acirrou a partir da publicação do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, em 1859. De lá para cá, um grupo defende que a vida surgiu neste planeta há bilhões de anos, tendo se tornado mais e mais complexa com o tempo, dando origem ao ser humano, resultado de uma cadeia de ancestralidade animal. No outro lado da questão, estão os criacionistas. Para eles, assim como para Louis Pasteur, vida só provém de vida, e Deus seria o responsável por tê-la trazido à existência. Os criacionistas bíblicos vão além e defendem que o relato da criação pode ser lido (ainda que de forma resumida) no livro do Gênesis. Ali há, inclusive, recomendações quanto à dieta originalmente estabelecida para os seres humanos. Seria a “dieta do jardim”.

Como se pode ver, aquilo que as pessoas pensam a respeito das origens repercute em várias áreas da vida, não ficando o assunto restrito apenas a discussões filosóficas e/ou científicas. Como os evolucionistas entendem que a civilização moderna foi precedida por uma fase “hominídea”, em que os supostos ancestrais do Homo sapiens viviam de caça e coleta, há quem defenda a suposta dieta deles como a mais apropriada para nós. E chamam isso de “dieta paleolítica”.

Atenta aos modismos dietéticos, mas não presa a eles, Vida e Saúde pediu à Dra. Késia Quintaes, professora universitária, pesquisadora e doutora em Alimentos e Nutrição, que avaliasse essa “dieta evolucionista” e a comparasse com a “dieta criacionista” (vegetariana), verificando seus pontos positivos e negativos. Você confere tudo isso na matéria de capa desta edição.

O crescimento da epidemia de dengue que assola vários estados brasileiros é tema de outra de nossas reportagens. O jornalista Fernando Torres conversou com especialistas no assunto e mostra o que as pesquisas prometem e o que a população pode fazer para intensificar o combate ao Aedes aegypti.

Mas tem mais: transplante de órgãos; os efeitos do alcoolismo no trabalho; o grande segredo para a perda definitiva de peso; as diferenças entre amor e paixão (já que estamos no mês dos namorados...); cuidados simples que garantem a beleza e a saúde da pele e dos cabelos, mesmo na estação mais fria do ano. Tudo isso (e otras cositas más) você confere nesta edição de Vida e Saúde.

Michelson Borges é editor da revista Vida e Saúde
Faça já sua assinatura (clique aqui)