segunda-feira, julho 27, 2015

Estamos vivendo em um multiverso? Dá-lhe especulação!

Universos bolhas hipotéticos
Eles esperam que uma nova série de experimentos possa lançar nova luz sobre o “multiverso”, que diz que o nosso universo é apenas um entre muitos. Os cientistas esperam conseguir uma prova de que a teoria do multiverso é plausível e passível de ser testada. Pesquisadores do Instituto Perimeter de Física Teórica, no Canadá, dizem que a teoria de universos múltiplos decorre da ideia de haver um vácuo no início dos tempos. “O vácuo surgiu com energia – energia escura, energia do vácuo, campo da inflação ou campo de Higgs. Como uma água na panela de pressão, essa alta energia começou a evaporar, formando as bolhas”, declarou a equipe. Cada bolha continha outro vácuo, cuja energia era menor. Essa energia levou as bolhas a se expandirem, mas, inevitavelmente, algumas bolhas esbarraram uma na outra, produzindo bolhas secundárias. Cada uma dessas bolhas seria um universo. A teoria surge a partir da ideia de inflação cósmica, em que o Universo teria se expandido muito rápido e se distanciado muito após o início de tudo. Embora o Big Bang seja a teoria mais amplamente aceita sobre a formação de tudo o que existe no Universo, nunca foi provada – algo que os pesquisadores acreditem que possam conseguir um dia.

“Estamos tentando descobrir o que as predições testáveis ​​desse quadro seriam, em seguida, sair e procurar por eles”, disse um dos membros da equipe, Matthew Johnson. Ele ainda afirma que simular o Universo seria, relativamente, fácil. Tudo o que os pesquisadores precisam ter “em mãos” é gravidade e as “coisas” que fazem as bolhas se formarem: “Estamos agora no ponto em que, se você tem um modelo favorito de multiverso, podemos colocá-lo em um computador e dizer o que você deve ver.” Johnson ainda disse que os programas atingiram um ponto em que podem excluir certos modelos de multiverso, que poderiam apontar dados errados.

O termo “multiverso” foi inventado em dezembro de 1960, por Andy Nimmo, então vice-presidente da Sociedade Interplanetária Britânica. Ele é baseado na teoria de inflação eterna, o que sugere que logo após o Big Bang, que teria formado o Universo, o espaço-tempo se expandiu a taxas diferentes em lugares diferentes. De acordo com a teoria de inflação eterna, isso deu origem a universos bolhas que podem funcionar com suas próprias leis distintas da Física.

A ideia de outros universos lá fora pode parecer estranha, mas os cientistas dizem que pode ajudar a resolver alguns problemas fundamentais que as leis da Física nem sempre explicam.


Nota: O amigo Frank Mangabeira lembrou de uma frase do famoso cientista John Polkinghorne: “Vamos reconhecer essas especulações pelo que elas são. Não são físicas, mas, sim, no sentido mais estrito, metafísicas. Não há uma razão puramente científica para crer num conjunto de universos.” Mesmo assim, cientistas que se recusam a analisar as muitas evidências da existência de Deus, da veracidade da Bíblia Sagrada, da ressurreição de Jesus, etc., se lançam de corpo e alma a uma pesquisa que depende exclusivamente de modelos computacionais e muita, muita fé. É, na verdade, uma fé seletiva, quase desesperada, cujo objetivo não é outro senão “justificar” o milagre da vida aumentando tremendamente as probabilidades de que ela tenha surgido – pelo menos em um universo – por acaso. Ainda que essa especulação tivesse algum fundo de verdade, permaneceria a dificuldade de explicar como as leis finamente ajustadas e a vida surgiram neste universo. [MB]