domingo, agosto 30, 2015

Conheça a primeira cidade vegetariana do mundo

Palitana fica na Índia
Sim, ela existe! Na cidade de Palitana, na Índia, está proibida a venda de qualquer tipo de carne animal ou ovo para consumo. E mais: criar bichos para abate dentro do município também virou crime – mesmo se os produtores tiverem a intenção de exportar a carne para outros lugares. A decisão foi tomada pelo governo, depois que cerca de 200 monges jainistas fizeram greve de fome para protestar contra o assassinato de animais na cidade. Segundo eles, Deus deu o direito de viver a todos os seres vivos e não cabe ao homem matar bichos para satisfazer uma vontade sua. O governo do Estado de Gujarat achou o pedido justo e decretou, em agosto, que Palitana seria a primeira cidade vegetariana do mundo. E assim está sendo desde então. A notícia agradou os cerca de 5 milhões de indianos que são adeptos do jainismo (a religião é uma das mais antigas do mundo e prega um caminho de não violência para todos os seres vivos). Quem não segue a crença, no entanto, não gostou nem um pouco da medida.

Palitana tem cerca de 65 mil habitantes e, pelo menos, 25% deles são muçulmanos – e discordam da decisão do governo. Segundo eles, a maioria das pessoas que vivem na cidade não são vegetarianas e o Estado não tem o direito de controlar a dieta das pessoas. O grupo já entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal, juntamente com todos os pescadores da região (que, claro, também não curtiram a ideia). Eles querem a anulação da medida instituída pelo Estado.


Nota: Claro que a opção dietética se trata de uma decisão pessoal e não deve ser imposta por legislação, mas o caminho da “não violência” devia ser seguido por todos os religiosos do mundo. Na verdade, a indiferença de muitos cristãos com a saúde e o cuidado dos animais tem afastado muitos seguidores de religiões como o budismo e o hinduísmo. E é exatamente por isso que seguidores daquelas religiões ficam impressionados quando conhecem a mensagem de saúde adventista e, principalmente, quando encontram adventistas que vivem à luz dessa mensagem. A história do Ricardo (ex-hare krishna), no vídeo abaixo, é um bom exemplo disso. [MB]