quarta-feira, agosto 05, 2015

Dinossauros comiam arroz antes de o arroz ter evoluído?

Comida de dinossauro
[O artigo a seguir, do ICR, foi refutado. Confira aqui.]

O que os dinossauros realmente comiam? Uma das formas por meio da qual os pesquisadores estão determinando a dieta dos dinossauros é o estudo dos coprólitos, ou uma porção de esterco fossilizado. E o que se tem descoberto é que alguns dinossauros comiam arroz. Mas se as plantas com flores, tais como o arroz, não evoluíram até muitos milhões de anos depois de os dinossauros terem vivido – como diz a teoria da evolução –, como é que os dinossauros as podem ter comido? Alguns coprólitos contêm fitólitos, cristais microscópicos de forma única construídos por vários tecidos vegetais. A maior parte dos fitólitos é feita de dióxido de silício, a mesma substância química encontrada na areia. Os cientistas que examinam esses pequenos grãos podem com relativa frequência determinar de que planta eles vêm.

Por exemplo, em 2005, os pesquisadores encontraram fitólitos de erva, palmeiras, coníferas e outras plantas com flores dentro de coprólitos de um dinossauro (provavelmente um saurópode) da Índia.[1] Caroline Strömberg, paleobotânica, disse o seguinte à Nature News: “Isso foi inesperado. [...] Temos que reescrever nosso entendimento da sua evolução. [...] É bem possível que tenhamos que acrescentar erva nos dioramas de dinossauros que vemos nos museus.”[2]

Mais recentemente, Strömberg e dois coautores do seu estudo de 2005 descreveram fitólitos encapsulados em coprólitos que são tão semelhantes àqueles que são feitos por certos tipos de plantas de arroz modernas que aqueles que são encontrados nas rochas de dinossauro “podem ser colocados dentro do grupo do arroz, Oryzeae, da subfamília de erva Ehrhartoideae.”[3] Eles recolheram essas amostras das mesmas camadas rochosas da Índia – a Formação Lameta – que tem seus achados de 2005.

Esses achados juntam-se a outros que têm demonstrado que o arroz, a erva, as palmeiras e as coníferas das rochas dos dinossauros eram essencialmente iguais às que existem hoje em dia. É como se milhões de anos de evolução nunca tivessem acontecido.

A formação de Lameta, que é enorme e cobre uma parte enorme da Índia,[4] inclui camadas sedimentares misturadas com camadas de rochas vulcânicas. O dilúvio descrito no livro de Gênesis é a melhor explicação para esse nível de sublevação, mostrando que os fósseis encontrados por lá são o resultado do dilúvio.

Logo, esses coprólitos mostram que as plantas de arroz existiam antes do dilúvio. Ou o arroz se diversificou a partir de uma erva originalmente criada que era comum a muitos outros tipos de plantas – tais como o trigo e o bambu –, ou Deus criou o arroz de forma distinta dos outros tipos de plantas.

Os estudos já feitos revelam que a planta de arroz não hibridiza com outros tipos de planta.[5] Esses fitólitos ingeridos pelos dinossauros dão mais peso à ideia de que o arroz foi uma criação distinta desde o princípio.

Segundo as Escrituras, Deus criou todos os tipos de erva, plantas e mamíferos de pastagem, bem como os dinossauros de pastagem, tais como os saurópodes, no 6º dia da semana de criação. Tanto quanto os fósseis têm demonstrado, a Bíblia está certa.


Referências:
[1] Prasad V, Stromberg CAE, Alimohammadian H, Sahni A. “Dinosaur Coprolites and the Early Evolution of Grasses and Grazers.” Science. 2005; 310(5751):1177-1180. Disponível em:
[2] Simonite T. “Dinosaurs munched on grassy snacks.” Nature News. 2005 Nov. 17. Disponível em:http://www.nature.com/news/2005/051114/full/news051114-13.html
[3] Prasad V, Strömberg CAE, Leaché AD, Samant B, Patnaik R, Tang L, Mohabey DM, Ge S, Sahni A. “Late Cretaceous origin of the rice tribe provides evidence for early diversification in Poaceae.” Nature Communications. 2011; 2(9):480. Disponível em: http://faculty.washington.edu/leache/wordpress/wp-content/uploads/2011/02/2011NatureCommunications.pdf
[4] Thomas B. “Did Snakes Prey on Dinosaurs 67 Million Years Ago?” ICR News 2010 Mar. 16; disponível em: http://www.icr.org/article/did-snakes-prey-dinosaurs-67-million/
[5] Wood TC. “A baraminology tutorial with examples from the grasses” (Poaceae). Journal of Creation 2002; 16(1):15-25. Disponível em: http://creation.com/images/pdfs/tj/j16_1/j16_1_15-25.pdf