quarta-feira, agosto 12, 2015

O Universo está morrendo?

Dobro de energia há 2 bilhões de anos
Uma equipe internacional de astrônomos completou uma análise de mais de 200 mil galáxias, medindo a energia gerada numa enorme região do espaço com a maior precisão já obtida até hoje. Com os dados, eles fizeram a melhor estimativa da produção de energia no Universo - ao menos na parte do Universo mais próxima de nós. E concluíram que a energia produzida nesta região do Universo é hoje apenas cerca da metade da energia produzida há dois bilhões de anos. E como esse enfraquecimento ocorre em todos os comprimentos de onda medidos - 21 ao todo, do ultravioleta ao infravermelho longínquo -, a equipe concluiu que o Universo está morrendo lentamente. O modelo cosmológico mais aceito estabelece que toda a energia do Universo foi criada durante o Big Bang, sendo que uma parte foi criada como massa. E as estrelas brilham ao converter massa em energia, tal como descrito na famosa equação de Einstein E=mc2.

“Enquanto a maior parte da energia espalhada pelo Universo surgiu no seguimento do Big Bang, energia adicional está sendo constantemente criada pelas estrelas à medida que estas fusionam elementos como o hidrogênio e o hélio”, disse Simon Driver, coordenador do projeto GAMA (Galaxy And Mass Assembly). “Essa nova energia ou é absorvida pela poeira à medida que viaja pela sua galáxia hospedeira, ou escapa para o espaço intergaláctico e viaja até atingir alguma coisa, como, por exemplo, outra estrela, um planeta ou, muito ocasionalmente, um espelho de telescópio”, detalha Driver.

O fato de o Universo estar em declínio lento é uma ideia defendida desde o fim da década de 1990, e este novo esforço observacional ilustra como esse processo estaria acontecendo em todos os comprimentos de onda - ainda que muitos astrônomos não concordem com a tese.

A equipe de pesquisadores espera poder expandir esse trabalho mapeando a produção de energia ao longo de toda a história do Universo, utilizando para isso uma quantidade de novos observatórios, incluindo o maior radiotelescópio do mundo, o SKA (Square Kilometre Array), que será construído na Austrália e na África do Sul durante a próxima década.


Nota: O fato é que os cenários naturalistas para o destino final do Universo não são nada animadores. De qualquer forma, a vida (e tudo o mais) está fadada à destruição, à extinção. Sob esse ponto de vista, daqui a alguns bilhões de anos, não restará absolutamente sinal algum de que uma vez passamos por aqui. Ou o Universo acabará “esmagado” num tremendo buraco negro (evento apelidado de Big Crunch), ou se expandirá indefinidamente, consumindo todo o seu combustível, tornando-se matéria inerte e dispersa, ou ainda, muito antes disso, a Terra será torrada pelo Sol, em seu último suspiro antes de implodir e virar uma estrela anã. Isso, claro, se o ser humano não der um jeito se extinguir muito tempo antes do fim do Cosmos. Essa perspectiva acaba tornando tudo aqui sem sentido. Se o fim em definitivo é o que nos espera, para que perder tempo com um monte de coisas temporárias? Os cientistas parecem cada vez mais convencidos de que o Universo teve um começo, mas parecem se esquecer de que tudo o que tem um começo precisa de uma causa. Insistem em ignorar que a mesma Causa primeira não causada (Deus) tem poder para manter o Universo indefinidamente, concedendo-nos vida eterna. Aí, sim, a desesperança termina e tudo na vida recobra seu sentido. [MB]