domingo, setembro 27, 2015

“Raça humana terá que sair da Terra para sobreviver”

Para ele, Deus não é necessário
O físico britânico Stephen Hawking afirmou em entrevista ao jornal espanhol El País que a sobrevivência da raça humana “vai depender da capacidade de encontrarmos novos lugares do Universo”. A entrevista foi publicada na sexta-feira (25). “O risco de que um desastre destrua a Terra é cada vez maior. Então, eu gostaria de despertar o interesse do público pelos voos espaciais. Eu aprendi a não olhar para o futuro distante e a me concentrar no presente. Ainda há muito mais coisas que eu quero fazer”, concluiu o cientista ao ser perguntado sobre o destino da raça humana. Ao ser questionado o que seriam as coisas que gostaria de fazer, disse: “Viajar ao espaço com a Virgin Galactic (empresa de turismo espacial).” O cientista está em Tenerife, nas Ilhas Canárias, para o festival científico Starmus.

Ao ser questionado se era possível ser um bom cientista e acreditar em Deus, afirmou: “Uso a palavra Deus para um sentido impessoal, assim como fazia Einstein, para me referir às leis da natureza”, disse. O jornalista então pergunta se ele acredita que algum dia as pessoas irão abandonar a religião e Deus para explicar o Universo. “As leis da ciência bastam para explicar a origem do Universo. Não é necessário invocar a Deus”, concluiu. 


Nota: Hawking está certo num ponto, mas totalmente equivocado nos outros. A salvação da humanidade vem de fora da Terra e, de fato, sairemos daqui por mil anos (confira aqui). Este planeta desgastado pelo pecado e seus efeitos não terá mais condições de nos manter por muito tempo. É uma pena que o sonho de futuro de Hawking se resuma a dar uma passeio no espaço (o meu sonho de futuro é bem mais amplo) e que ele insista em negar a existência de Deus, afirmando que as leis da natureza sejam capazes de criar o Universo. De onde vieram essas leis finamente ajustadas para criar e manter a realidade? Leis não dependem da matéria e da energia para existir? Leis não dependem de um legislador? Como essas leis poderiam existir antes do Universo? [MB]