quinta-feira, outubro 15, 2015

Fóssil comprova que pássaros voaram sobre os dinossauros

Luis Chiappe
A história evolucionária dos pássaros é longa [e bem imaginativa...]. A primeira espécie conhecida, o famoso Archaeopteryx, viveu há cerca de [supostos] 150 milhões de anos onde hoje é a Alemanha. Entretanto, a capacidade de voar desses pássaros pré-históricos se manteve como uma incógnita, mas um estudo publicado nesta terça-feira na revista Scientific Reports comprova que ao menos uma dessas antigas espécies possuía características aerodinâmicas similares aos pássaros modernos. “A correspondência aerodinâmica da rede de músculos preservada no fóssil e aquelas que caracterizam as asas dos pássaros indica fortemente que alguns dos primeiros pássaros eram capazes da proeza aerodinâmica como muitos pássaros atuais”, disse Luis M. Chiappe, diretor do Instituto de Dinossauros do Museu de História Natural de Los Angeles e um dos autores do estudo.

O fóssil analisado foi a asa bem preservada de uma espécie de pássaro que viveu há [supostos] 125 milhões de anos na região central da Espanha. Os pesquisadores documentaram o intrincado arranjo de músculos e ligamentos que controlava as penas principais, mecanismo também encontrado em pássaros modernos. “É surpreendente que, apesar de o esqueleto ser bem diferente das espécies modernas, esses pássaros primitivos [!] mostram similaridades marcantes na anatomia dos tecidos moles”, disse Guillermo Navalón, pesquisador na Universidade de Bristol, no Reino Unido, e líder do estudo.

Chiappe destaca que a análise desse fóssil comprova que alguns pássaros sobrevoavam os grandes dinossauros, mas alguns aspectos desses seres voadores continuam desconhecidos. “Fósseis como esse estão permitindo aos cientistas dissecarem os mais intrincados aspectos do início da evolução do voo dos pássaros”, disse Chiappe.


Nota: Descobertas como essa deveriam levantar algumas questões: (1) Que tipo de processo rápido envolvendo água e lama foi capaz de preservar detalhes tão precisos como a rede de músculos da ave? (2) Como entender que há tantos milhões de anos um mecanismo tão complexo quanto o voo já existisse? (3) Como é possível que as aves que supostamente evoluíram dos dinossauros (segundo um delírio evolucionista) estivessem convivendo com eles há tantos milhões de anos? (4) O que significa o fato de que cada vez mais os fósseis, ao serem estudados, revelam que a complexidade dos seres “primitivos” não perdia em nada para seus descendentes modernos?

Leia mais sobre a lenda da evolução das aves em dinossauros (clique aqui).