sexta-feira, outubro 23, 2015

O Enem do Céu

Você precisa ser aprovado
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 (Enem) será realizado neste fim de semana. Milhares de estudantes vêm, de longa data, se preparando para as provas, na expectativa de realizar o sonho de adentrar uma universidade. O acesso ao ensino superior é a grande meta desse público-alvo que vê no Enem a porta de entrada para maiores oportunidades acadêmicas. Na experiência do jovem estudante adventista do sétimo dia, o Enem não serve só como um meio de testar conhecimentos escolares; constitui também uma especial oportunidade de testemunhar a favor de Jesus e da lei de Deus. Nos últimos anos, o quarto mandamento alcançou evidência na mídia e se tornou uma “questão de prova” do Enem para os alunos cristãos que acreditam na vigência e validade do sábado. Quem for participar do Enem necessita ter em mente algumas coisas muito importantes: estar preparado em relação ao conteúdo das provas, não perdendo tempo com assuntos que desviam a atenção do foco principal; ficar ciente da grande concorrência; e chegar no horário marcado para prestar o exame (não se atrasar). Na vida espiritual, esses pontos precisam ser altamente considerados, caso se pretenda passar no “Enem do Céu” que, há muito tempo, já começou a ser aplicado aos estudantes deste mundo.

Conforme Ellen White, estamos nos preparando aqui na Terra para entrar no curso superior celestial. Ela afirma que “o Céu é uma escola; o campo de seus estudos, o Universo; seu professor, o Ser infinito. [...] A educação na Terra é a iniciação nos princípios do Céu. [...] Ali se revelará ao estudante uma história de infinito escopo e riqueza inexprimível”. Assim, se desejamos ver concretizado o sonho da aprovação divina, não podemos encarar o Enem do Céu sem observar as condições necessárias que Deus colocou perante nós. Dessa forma:

1. Prepare-se bem e adequadamente, conhecendo o conteúdo de sua fé e aproveitando o tempo para estudá-la com dedicação. “Examinai-vos se estais na fé, provai-vos a vós mesmos” (2 Co 13:5). Cada um deve estudar por si para obter o conhecimento e enfrentar o teste que não será em grupo, mas individual. Atenção: não adianta colar ou empregar meios fraudulentos; a reprovação virá certeira. Quer ajuda? A Igreja é o “cursinho” mais apropriado para se obter a aprendizagem acerca de todas as matérias que caem no “Enem do Céu”.

2. Concentre-se no essencial, naquilo que será mais cobrado de você – a ciência da redenção. Esse é um assunto por demais profundo, o qual exige de nós muita aplicação mental e espiritual. Sobre essa matéria, o livro de estudos exclusivo continua sendo a Bíblia; a oração e o testemunho são os exercícios e a prática para aprofundamento do conteúdo; o louvor e a gratidão expressam a alegria por se conseguir compreender um pouco desse grande tema, exposto na vida de Jesus – o Professor que ensina como ninguém ensina. Preste atenção nas dicas teóricas e práticas dEle. Além de Jesus, você também conta com um “Monitor” bastante competente para auxiliá-lo no entendimento da ciência da redenção: o Espírito Santo.

3. Esteja consciente de que o mundo concorre com você, tentando tirar sua vaga e seu diploma da “universidade celestial”. Por isso, o Professor adverte: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3:11).

4. Não se atrase para o dia do exame. Fique pronto e alerta. Haverá um tempo em que o último sinal será dado e as portas fecharão. Quem estiver fora não mais poderá entrar e quem estiver dentro não sairá. Portanto, seja pontual e fiel no seu compromisso com Deus para que tenha direito de “entrar na cidade pelas portas” (Ap 22:14).

No Enem do Céu, assim como no da Terra, uns vão passar, outros não. Que nós, com a ajuda divina, sejamos aprovados (2Tm 4:7). Uma grande comemoração de vitória espera todo “estudante” que fizer sua parte (Ap 3:21; 7:9,10). Mas lembre-se: o Senhor é quem produz em nós tanto o querer quanto o efetuar.

(Frank de Souza Mangabeira, membro da Igreja Adventista do Bairro Siqueira Campos, Aracaju, SE; servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe)