quarta-feira, dezembro 16, 2015

COP 21: Estados Unidos lideram esforços ECOmênicos

Tributo à liderança norte-americana
O presidente norte-americano Barack Obama disse neste sábado (12), horas depois que a COP 21 da ONU aprovou o acordo climático global, que o documento é ambicioso e estabelece o mecanismo para os países resolverem o problema do aquecimento global de maneira contínua. O acordo aprovado pela plenária da cúpula do clima de Paris é o primeiro de extensão global para frear as emissões de gases do efeito estufa e para lidar com os impactos da mudança climática. O acordo determina que seus 195 países signatários ajam para que temperatura média do planeta sofra uma elevação “muito abaixo de 2 °C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5 °C”. “Nenhum acordo é perfeito, incluindo esse”, disse o presidente em pronunciamento na Casa Branca, em Washington. “O problema [aquecimento global] não está solucionado por causa desse acordo. Mas não se equivoquem, o acordo de Paris estabelece a estrutura que o mundo precisa para solucionar a crise do clima. Ele cria o mecanismo, a arquitetura para nós resolvermos esse problema de maneira contínua e efetiva”, disse.

“O acordo é ambicioso, com todas as nações estabelecendo comprometimento com suas metas específicas”, e citou a revisão do acordo a cada cinco anos, prevista no texto. Segundo o presidente, a implementação desse acordo vai permitir adiar ou evitar algumas das piores consequências das mudanças climáticas.

No pronunciamento, Obama parabenizou os países da ONU por “trabalharem juntos para combater uma ameaça às pessoas de todas as nações. Juntos nós mostramos o que é possível quando o mundo se junta”, afirmou. Também afirmou que o texto aprovado em Paris envia um “sinal poderoso de que o mundo está comprometido com um futuro de baixo carbono”.

O presidente também destacou as iniciativas norte-americanas no combate às mudanças climáticas. “Hoje os americanos podem se orgulhar, porque esse acordo é um tributo à liderança dos EUA”, disse o presidente.

Mais cedo, antes do pronunciamento, Obama tuitou: “Isto é enorme: quase todos os países no mundo acabam de assinar o acordo de Paris sobre mudanças climáticas - graças à liderança dos Estados Unidos.” 


Nota: Nas reuniões anteriores (como em Kyoto, em 1998), os Estados Unidos não se dispuseram a cumprir metas. A mudança de membro “apático” para líder de esforços é realmente digna de nota, já que o Apocalipse apresenta a nação norte-americana como protagonista na História. Releia os trechos grifados na notícia acima para perceber como as nações, desta vez, estão unidas em torno de uma causa comum – exatamente como queria o papa Francisco, que vem chamando a Terra de “nosso lar comum”. É o poder de coalizão do ECOmenismo sendo posto à prova e se demonstrando realmente efetivo. Agora é aguardar as propostas concretas dos países para o combate ao aquecimento global, lembrando que o “líder moral” da humanidade já propôs o descanso dominical como um item no pacote de ações que visam a salvar o planeta e as famílias. Proposta essa que certamente será levada a sério pelos Estados Unidos (cuja Suprema Corte tem maioria católica) e imitada pelo resto do mundo. É esperar para ver. E trabalhar enquanto isso. [MB]