sexta-feira, dezembro 18, 2015

Vida e Saúde: 77 anos no mercado sem seguir modismos


A revista Vida e Saúde, da Casa Publicadora Brasileira, é publicada desde 1939 no Brasil, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial. A linha editorial é fundamentada na Bíblia e não em modismos, como afirma o jornalista Michelson Borges, editor do periódico. De acordo com ele, a Palavra de Deus apresenta oito atitudes saudáveis e preventivas que ajudam a desenvolver uma vida melhor nos aspectos físico, emocional e espiritual. A Igreja Adventista, com base nesses conselhos, recomenda a ingestão de oito copos de água por dia, a respiração de ar puro, a exposição à luz solar em horários adequados, a realização de exercícios físicos ao ar livre, a confiança em Deus, dormir de 7 a 8 horas por noite e ter uma vida equilibrada, livre de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas. Tudo isso deve estar associado a uma alimentação saudável, baseada em frutas, vegetais, grãos e nozes.

De acordo com Borges, hoje há uma preocupação maior das pessoas em relação à saúde, o que tem contribuído para o aumento da expectativa de vida. “No Brasil, por exemplo, na década de 1970 a média de vida era de 58 anos, em 1990 subiu para 66 anos e em 2010 para 73 anos”, afirma. Algumas populações se destacam no mundo por sua longevidade: a de Okinawa, no Japão, a da Sardenha, na Itália, e também os adventistas de Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos. Ao investigar essas regiões, os pesquisadores perceberam que parte da população segue o regime vegetariano e inclui em sua rotina atividades saudáveis e preventivas.

Na entrevista acima, Borges destaca a importância de um estilo de vida saudável e o legado de quase 80 anos da revista Vida e Saúde. Para assiná-la e conhecer mais sobre seu conteúdo, clique aqui

(Silaine Bohry, ASN)