segunda-feira, janeiro 11, 2016

Em carta, Darwin disse não acreditar na Bíblia

Ele se afastou de Deus
“Lamento ter de informá-lo que não acredito na Bíblia como revelação divina e, portanto, tampouco em Jesus Cristo como o filho de Deus. Atenciosamente. Charles Darwin.” Era 1880 e o respeitado cientista não tinha problemas em negar com absoluta clareza, de próprio punho, sua falta de fé. A carta, leiloada em Nova York, foi enviada ao jovem advogado Francis McDermott, que antes de embarcar na leitura de seus livros exigiu uma resposta clara – “sim ou não” – sobre se o naturalista acreditava no Novo Testamento, enquanto prometia não tornar pública sua resposta. O cientista inglês, célebre pelo livro A Origem das Espécies, escreveu essa carta dois anos antes de morrer e apesar do zelo que sempre mostrara ao falar publicamente sobre assuntos religiosos. A carta dirigida a McDermott só se tornou pública um século depois que Darwin a enviou.

Apenas um mês antes de escrever essa carta, Darwin escreveu ao notório ateu Edward Aveling: “Sempre foi minha intenção evitar escrever sobre religião, e me limitei à ciência.”

Darwin estudou Teologia no Christ’s College de Cambridge por sugestão do pai, mas preferiu dedicar seu tempo a coletar amostras juntamente com um círculo seleto de naturalistas. Foi o mentor de Darwin, John Henslow, um clérigo e professor em Cambridge, que convidou o jovem quando ele tinha 22 anos para embarcar na histórica viagem do BeagleA Origem das Espécies foi publicada em 1859 [com os primeiros esboços feitos em 1844], e desde então a fé de Darwin tornou-se assunto de controvérsia pública. [...]


Clique aqui e leia mais sobre Charles Darwin.