terça-feira, fevereiro 02, 2016

Relógio do Apocalipse: faltam três “minutos” para o fim

O mundo é um barril de pólvora
Segundo o grupo de cientistas responsável pelo relógio simbólico, o mundo está agora tão perto de enfrentar uma catástrofe como na Guerra Fria. Esse relógio marca agora três minutos para meia-noite, indicando que vivemos uma situação tão perigosa quanto a da Guerra Fria, o último período da história em que o ponteiro dos minutos esteve tão avançado. O relógio do Apocalipse foi criado em 1947 para mostrar, simbolicamente, quanto tempo faltava para a civilização enfrentar uma catástrofe global. É gerido por um boletim de cientistas que ajudaram a desenvolver a bomba atómica e conta atualmente com 18 prémios Nobel entre os seus diretores e patrocinadores. Para atrasar o relógio, os especialistas indicam que o mundo deve parar de investir em armas nucleares.

Segundo o The Guardian, o acordo nuclear iraniano, as alterações climáticas, o terrorismo e a ciberguerra podem ter sido os fatores que motivaram essa decisão.

No anúncio [recente], o grupo de cientistas justificou apenas que “os líderes internacionais estão falhando com os seus mais importantes deveres”.

Desde a sua criação, o relógio do Apocalipse viu os seus ponteiros moverem-se 22 vezes em resposta a acontecimentos mundiais.


Nota: No relógio do Céu, certamente os ponteiros também estão próximos de indicar “meia-noite”. Mas, nesse caso, o resultado não será exatamente o fim, mas a solução de todos os problemas humanos e o começo da eternidade, por ocasião da volta de Jesus. Saiba mais sobre isso aqui, aqui e aqui. [MB]