segunda-feira, março 14, 2016

Bispos e não a ONU elaboram documento sobre segurança?

Bispo de Copenhague, Dom Kozon
Os bispos europeus estão trabalhando num relatório que será publicado no fim deste mês de março, com o qual pretendem contribuir com a definição de uma estratégia global da União Europeia no setor da política externa e da segurança comum. É o que foi divulgado ao término da plenária da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (Comece), realizada estes dias em Bruxelas, na Bélgica, durante a qual foi feita também a nomeação do novo secretário-geral, Pe. Olivier Poquillon, e de dois vice-presidentes suplementares: Dom Czeslaw Kozon e Dom Rimantas Norvila. Intitulado “A vocação da Europa para a promoção da paz no mundo”, o documento está sendo preparado conjuntamente pelo Secretariado da Comece e pela Comissão Justiça e Paz Europa e contém recomendações concretas em relação às principais emergências: da gestão dos fluxos migratórios ao combate ao terrorismo fundamentalista, ocupando-se também de políticas para o desenvolvimento voltadas para os países mais pobres.

O relatório será transmitido ao Serviço europeu para a ação exterior, coordenado pela alto representante da União Europeia para os assuntos exteriores, Federica Mogherini.

Durante os trabalhos da plenária, a alto representante  Mogherini participou de um encontro com os bispos da Comece, no qual “ressaltou expressamente que o diálogo e a reconciliação em nível nacional e regional são essenciais para uma eficaz educação para a paz”, divulgou um comunicado da organização eclesial.

Mogherini se disse convencida do “papel crucial das Igrejas na prevenção da radicalização” e expressou o desejo de dialogar sobre esses temas com as comunidades religiosas.

(Rádio Vaticano, via L’Osservatore Romano)

Nota: Chama atenção o fato de que bispos católicos e não a ONU estejam trabalhando num documento sobre segurança, com vistas à prevenção da radicalização e ao combate ao fundamentalismo. Quem vai interpretar o que seja “radicalismo” e “fundamentalismo”? Bem, o papa Francisco já andou falando sobre isso (veja aqui, aqui e aqui). [MB]