segunda-feira, março 21, 2016

Gêmeos adventistas passam em Medicina e testemunham

Gratos a Deus
Se ver um filho passar no vestibular já significa uma forte emoção, ver dois, de uma só vez, então... Ainda mais quando eles são aprovados no curso mais concorrido da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). “Foi só choro e alegria”, diz Jaqueline Ananias Souza de Andrade, 45 anos, mãe dos gêmeos Jordan e Jorlan Souza de Andrade, de 18 anos, aprovados em Medicina. O ano de 2013 foi de muitas turbulências para a família. A mãe de Jaqueline morreu no ano passado, e o marido dela e pai dos gêmeos, o corretor João de Andrade, 64, teve que passar por uma angioplastia, cirurgia para desobstruir uma artéria do coração. “Não pudemos nos dedicar aos estudos como nos outros anos, mas Deus nos colocou na Ufes e nos honrou por todos os anos de dedicação”, afirma Jorlan.

A ideia da dupla era optar por Engenharia Civil, até que o valor humanitário da Medicina falou mais alto. “Somos muito religiosos, adventistas. Depois que nos formarmos, vamos fazer trabalho voluntário”, garante Jordan. [...]

Como os dois sempre estudaram juntos, o medo da família era de que um passasse e o outro, não. “O Jorlan recebeu uma mensagem com os parabéns. Mas quando vimos o resultado no computador, com o meu nome, fizemos uma oração para agradecer”, conta Jordan.

Ver seus filhos gêmeos conquistarem um lugar em uma universidade pública tem sabor de conquista para o pai, João de Andrade. “Comecei a estudar com 15 anos e conclui o antigo primário com 19 anos. Meus filhos, com 18, já estão na faculdade. Terminei o 2º grau em 1992, já pai de cinco filhos. Sou muito grato a Deus”, diz Andrade.

Os gêmeos têm outros três irmãos, formados em Administração, Pedagogia e Farmácia.

Médico da família Andrade, o cardiologista Antônio Carlos Avanza Júnior, acostumado a dar orientações de saúde, ontem deu dicas aos futuros doutores. “Em Medicina tem que ter dedicação. Tem que ter paciência e ser paciente. Medicina é persistência. A dedicação nesses seis anos de estudo é muito importante”, disse ele.