quarta-feira, março 16, 2016

Perigos da carne, do queijo e do sal

Perigo em dose tripla
A carne vermelha é uma importante fonte do metabólito óxido de trimetilamina, mais conhecido como TMAO (TriMetilAmina n-Óxido). E pacientes com insuficiência cardíaca aguda frequentemente apresentam altos níveis do TMAO. “Nosso estudo mostra que níveis mais elevados de TMAO, um metabólito de carnitina derivada da carne vermelha, estão associados a piores resultados [em tratamentos para] insuficiência cardíaca aguda, uma das principais doenças do coração. “Essa via metabólica fornece uma possível ligação entre a forma como a carne vermelha está associada com as doenças cardíacas”, explicou o professor Toru Suzuki, da Universidade de Leicester (Reino Unido). A carne vermelha, que tem sido associada com doenças cardiovasculares em vários estudos, é uma fonte de L-carnitina que é decomposta por bactérias do intestinopara formar TMAO. Em estudos anteriores, o óxido de trimetilamina foi associado com maior risco de mortalidade em condições de insuficiência cardíaca crônica, mas essa associação na insuficiência cardíaca aguda ainda era desconhecida.

O professor Suzuki mediu os níveis de TMAO na circulação sanguínea de aproximadamente 1.000 pacientes internados nos hospitais da Universidade de Leicester com quadros de insuficiência cardíaca aguda, mas que não apresentavam um quadro crônico anterior da doença. A insuficiência cardíaca aguda é uma condição com alta mortalidade e morbidade, e há vários estudos sugerindo o envolvimento do microbioma intestinal e da dieta nos resultados dos tratamentos.

“Observamos níveis mais elevados do metabólito oxidado TMAO nos pacientes com insuficiência cardíaca aguda que morreram ou que tiveram uma readmissão no hospital com o mesmo problema no período de um ano”, disse o Professor Suzuki.


O queijo contém um dos químicos encontrados nas drogas pesadas. É a conclusão de uma equipe de pesquisadores que quis descobrir por que razão alguns alimentos são mais viciantes do que os outros – e o queijo é especialmente aditivo porque contém caseína. Presente em todos os produtos lácteos, a substância pode ativar os receptores opiáceos do cérebro, relacionados com a adição. Com recurso a uma escala de adição alimentar concebida para medir a dependência, os cientistas concluíram, no entanto, que no topo da escala estão os alimentos que contêm queijo. Para o estudo, foi pedido a 120 participantes que respondessem às perguntas da escala e foi-lhes depois pedido que escolhessem entre 35 alimentos de valor nutricional variado. Numa segunda fase, o estudo, publicado no Public Library of Science One, envolveu 384 pessoas.


Um novo estudo mostra que o que você come é muito afetado pelo sal, e ele pode te fazer comer mais. Pesquisadores da Universidade Deakin (Austrália) pesquisaram os efeitos do sal no consumo de alimentos. Segundo o trabalho, o sal faz as pessoas comerem mais do que a gordura faz. Num dos testes da pesquisa, participantes eram alimentados com uma de quatro possibilidades: comida baixa em sal e baixa em gordura, comida alta em sal e baixa em gordura, comida alta nos dois e comida baixa em sal e alta em gordura. Os cientistas descobriram que adicionar mais sal realmente faz as pessoas acharem o alimento mais agradável. E os participantes também preferiam as comidas com mais sal do que as com menos, o que não ocorre com as de mais contra menos gordura.

A preferencia pelo sal também fez com que as pessoas comessem mais: uma refeição mais salgada fez com que os participantes ingerissem 11% mais comida e calorias, sem consideração por quanta gordura o alimento tinha. “Em um dia inteiro, essa quantidade é considerável”, diz o principal investigador da pesquisa, professor Russell Keast.

Outra descoberta foi que as pessoas com sensitividade ao gosto da gordura comem menos alimentos gordurosos, e se controlam quando apresentados a comida com pouco sal. “Mas quando adicionamos sal, de repente todos esses controles vão embora”, diz Keast. Quem tem sensitividade para a gordura comeu comida salgada na mesma quantidade que os sem sensitividade, sugerindo que a percepção do sal é tão prazerosa que atordoa os outros sinais.

Gordura ainda pode ser culpada por uma boa porção do assunto “comer demais”. Comidas altas em gordura consumidas no estudo aumentaram o consumo de calorias em 60%. Mas era a mesma quantidade de comida, ela apenas é mais calórica. Já comer mais sal realmente fez as pessoas comerem mais. O sal parece ser o motor por trás do excessivo consumo de gordura, calorias e comida de forma geral.