quarta-feira, março 16, 2016

Pernas de “dinossauro” em galinhas? Conta outra!

Forçaram a barra
Sabe aquela lenda urbana macroevolutiva de que as aves seriam descendentes de dinossauros (confira aqui)? Pois é... Cientistas pensam ter fabricado encontrado uma evidência disso. Pesquisadores do Chile manipularam genes de galinhas comuns para que desenvolvessem fíbulas mais longas em suas pernas, como os dinossauros voadores tinham. Foi isso. Para os pesquisadores, embriões de aves modernas como galinhas apresentam sinal de que poderiam desenvolver uma fíbula longa como a dos Archaeopteryx, mas, conforme crescem, esses ossos ficam mais curtos e finos. O pesquisador João Botelho, da Universidade do Chile, decidiu investigar como teria acontecido a transição entre os dois tipos de fíbula. Para fazer isso, ele e sua equipe inibiram a expressão do gene IHH, que faz o osso parar de crescer durante o desenvolvimento da galinha. Com isso, descobriram mais um ossinho escondido ali, que impedia o crescimento da fíbula. Os pesquisadores sugeriram em sua publicação na revista Evolution que esse crescimento foi impedido por um osso no tornozelo chamado calcâneo.

Essa pressão exercida pelo calcâneo na fíbula envia sinais de que a fíbula deve parar de crescer, isso tudo muito antes de atingir o tornozelo. Quando o gene IHH é desligado, esse crescimento acontece. Assim, embriões foram criados com a fíbula e a tíbia do mesmo tamanho. O objetivo da pesquisa foi compreender a suposta transição entre dinossauros voadores e aves modernas.

Essa não foi a primeira vez que esse grupo de pesquisadores “recriou” galinhas antigas. Em 2015, eles criaram “pés de dinossauro” em galinhas. Outra equipe nos Estados Unidos conseguiu criar um “bico de dinossauro” em embriões de galinhas.

Só que um detalhe precisa ser destacado: essas pesquisas partem da pressuposição de que aves teriam descendido de dinossauros, mas tudo o que fazem é promover alterações genéticas. Sabe-se lá quantas alterações poderiam ser feitas em outras espécies (e mesmo em seres humanos) ao serem desligados certos genes? O fato de termos genes que codificam funções semelhantes em outros seres vivos indicaria evolução ou design inteligente por parte de um Criador que Se valeu de mecanismos complexos para operar funções semelhantes em seres diferentes? Não fazemos algo parecido quando colocamos rodas em bicicletas, motos, carros e aviões?

O problema é que a pesquisa acima foi divulgada na mídia como se os cientistas tivessem feito uma ave virar dinossauro, o que é totalmente sensacionalista e desonesto. [MB]