terça-feira, março 01, 2016

Por que o nariz fica entupido uma narina por vez?

Acaso ou design inteligente?
Embora possamos não prestar atenção, a não ser quando estamos doentes, sempre respiramos mais fortemente por uma narina do que pela outra. Durante o dia, os lados mudam e a outra narina entra em “modo de trabalho”. Mas por que isso acontece? Como relata o portal Science Alert, esse processo é automatizado pelo sistema nervoso autônomo, o mesmo sistema que controla muitas coisas que seu corpo faz por si só, como a digestão e o ritmo cardíaco. Para o nariz, esse sistema controla o seu “ciclo nasal”, de modo que cada narina opera de forma eficaz. De acordo com um estudo publicado no PubMed, o repositório de artigos científicos do Instituto Nacional de Saúde da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o ciclo nasal acontece várias vezes durante o dia e só chama nossa atenção se o seu nariz está mais entupido do que o habitual. Para abrir um lado de seu nariz e fechar o outro, o corpo infla o tecido com sangue, da mesma forma que acontece durante a ereção de um homem.

“O aumento do fluxo sanguíneo provoca congestionamento em uma narina por cerca de três a seis horas antes de mudar para o outro lado. Há também o aumento do congestionamento quando se está deitado, o que pode ser especialmente notável quando a cabeça está virada para um lado”, aponta a pediatra Jennifer Shu, em sua coluna na CNN.

Acredita-se que esse ciclo ajude a completar nosso olfato. Alguns cheiros são mais bem captados pelo movimento rápido do ar pelo nariz, enquanto outros levam mais tempo e são detectados melhor com o ar agindo lentamente. Se um dos lados do seu nariz está bem aberto e o outro está um pouco fechado, você recebe todos os cheiros. O processo também dá uma pausa a cada narina, uma vez que um fluxo constante de ar forte pode secá-la e matar os pequenos pelos que nos protegem de contaminantes externos.

Quando ficamos doentes, todo o processo pode se tornar insuportável, porque a narina que está efetivamente “desligada” parece estar muito, muito mais entupida do que a outra. Basicamente, o sentimento de entupimento é amplificado pelo frio.

Então, da próxima vez que você sentir que só está respirando de um lado do nariz, lembre-se que é um sistema natural e automático, trabalhando para fazer com que você sinta os cheiros de maneira adequada e protegendo suas narinas de secarem em função de rajadas de vento fortes – e sujas.


Nota: Sistema de controle autônomo e de proteção nasal; mecanismo de maximização do olfato; neurônios especializados no olfato; etc. E aí? Acaso ou design inteligente? Se visse tudo isso num androide, qual seria a sua resposta? [MB]