Sintomas de um mundo que afunda |
Uma
leitora que trabalha na Coordenadoria Regional de Educação de um município de Rondônia
me escreveu para manifestar sua justa preocupação: “Desde outubro de 2015 está sendo
feita uma mobilização para reformulação (construção) da Base Nacional Comum
Curricular (Novos Parâmetros Curriculares Nacionais). Essa Base regulamenta os
conteúdos, pressupostos metodológicos e objetivos de aprendizagens para as
escolas de educação básica no País, tanto públicas quanto privadas. É uma
chamada pública em que todos os segmentos da sociedade podem contribuir.
Qualquer pessoa, segmento ou instituição pode se cadastrar e fazer
contribuições. Como servidora do Estado de Rondônia, estou fazendo as
contribuições juntamente com meus colegas professores e organizando seminários
de discussão. Comecei pelos anos iniciais e pela educação infantil, mas só
agora cheguei ao ensino médio.
“Preocupa-me
muito como estão enfatizando a questão do evolucionismo em Biologia, querendo
contextualizá-lo e torná-lo familiar aos jovens. Veja uma parte do texto: primeiro
coloca Biologia Evolutiva como campo da Ciência Biológica. Depois cita ‘a noção
de evolução e o pressuposto de que todas as formas vivas descendem de um
ancestral comum [o que é um conceito macroevolucionista filosófico] o que permite
que o fenômeno vida tenha uma unicidade e que a Biologia seja uma disciplina
integrada’.
“Outra
citação diz: ‘É importante que os estudantes saibam aplicar, de forma adequada,
a teoria da seleção natural para explicar eventos evolutivos como o surgimento
de bactérias e antibióticos [seleção natural não explica o surgimento de nada, apenas a sobrevivência do mais apto], o
problema da obesidade e diversificação de espécies.’ Isso está no texto introdutório;
quando se chega aos objetivos de aprendizagem, que é a parte que os professores
vão utilizar para elaborar efetivamente as aulas, piora um pouco mais.
“Ainda
me preocupa a parte de Ensino Religioso, que está tendenciosa para o
espiritismo. As partes de Sociologia, Filosofia e História abordam temas como
ideologia de gênero, pouco amadurecida e pouco científica.
“Minha
preocupação é que todos podem ter acesso a esses documentos, mas a comunidade
religiosa pouco tem se importado. Se esse documento for aprovado do jeito que
está, teremos que acatá-lo como currículo, inclusive em escolas confessionais.
“Meus
colegas e eu não temos força contra uma sociedade desinformada e pouco
preocupada com a educação de seus filhos. Meu pedido é que você se cadastre na
Base (clique aqui) a fim de tomar
conhecimento do que está acontecendo, e que faça suas contribuições. Divulgue
isso a quantas pessoas puder.”
Evolucionismo,
espiritismo e ideologia de gênero ensinados para as crianças, na escola, desde
os primeiros anos de vida. Isso é pura doutrinação ideológica! Realmente não
podemos ficar calados diante disso. Entre no site e faça valer seu direito de
expressão. Cidadania também é isso. [MB]