quarta-feira, março 09, 2016

Veja o que querem fazer com a educação no Brasil!

Sintomas de um mundo que afunda
Uma leitora que trabalha na Coordenadoria Regional de Educação de um município de Rondônia me escreveu para manifestar sua justa preocupação: “Desde outubro de 2015 está sendo feita uma mobilização para reformulação (construção) da Base Nacional Comum Curricular (Novos Parâmetros Curriculares Nacionais). Essa Base regulamenta os conteúdos, pressupostos metodológicos e objetivos de aprendizagens para as escolas de educação básica no País, tanto públicas quanto privadas. É uma chamada pública em que todos os segmentos da sociedade podem contribuir. Qualquer pessoa, segmento ou instituição pode se cadastrar e fazer contribuições. Como servidora do Estado de Rondônia, estou fazendo as contribuições juntamente com meus colegas professores e organizando seminários de discussão. Comecei pelos anos iniciais e pela educação infantil, mas só agora cheguei ao ensino médio. 

“Preocupa-me muito como estão enfatizando a questão do evolucionismo em Biologia, querendo contextualizá-lo e torná-lo familiar aos jovens. Veja uma parte do texto: primeiro coloca Biologia Evolutiva como campo da Ciência Biológica. Depois cita ‘a noção de evolução e o pressuposto de que todas as formas vivas descendem de um ancestral comum [o que é um conceito macroevolucionista filosófico] o que permite que o fenômeno vida tenha uma unicidade e que a Biologia seja uma disciplina integrada’.

“Outra citação diz: ‘É importante que os estudantes saibam aplicar, de forma adequada, a teoria da seleção natural para explicar eventos evolutivos como o surgimento de bactérias e antibióticos [seleção natural não explica o surgimento de nada, apenas a sobrevivência do mais apto], o problema da obesidade e diversificação de espécies.’ Isso está no texto introdutório; quando se chega aos objetivos de aprendizagem, que é a parte que os professores vão utilizar para elaborar efetivamente as aulas, piora um pouco mais.

“Ainda me preocupa a parte de Ensino Religioso, que está tendenciosa para o espiritismo. As partes de Sociologia, Filosofia e História abordam temas como ideologia de gênero, pouco amadurecida e pouco científica.

“Minha preocupação é que todos podem ter acesso a esses documentos, mas a comunidade religiosa pouco tem se importado. Se esse documento for aprovado do jeito que está, teremos que acatá-lo como currículo, inclusive em escolas confessionais.

“Meus colegas e eu não temos força contra uma sociedade desinformada e pouco preocupada com a educação de seus filhos. Meu pedido é que você se cadastre na Base (clique aqui) a fim de tomar conhecimento do que está acontecendo, e que faça suas contribuições. Divulgue isso a quantas pessoas puder.”

Evolucionismo, espiritismo e ideologia de gênero ensinados para as crianças, na escola, desde os primeiros anos de vida. Isso é pura doutrinação ideológica! Realmente não podemos ficar calados diante disso. Entre no site e faça valer seu direito de expressão. Cidadania também é isso. [MB]