sexta-feira, abril 01, 2016

Não tomar Sol aumenta risco de câncer tanto quanto fumar

Esse é um dos oito remédios de Deus
Não será fácil reverter a tendência de as pessoas fugirem do Sol depois de décadas de discurso científico amedrontando a população sobre o risco do câncer de pele. Hoje já se sabe que os benefícios de tomar Sol superam o risco do câncer de pele, além do que os próprios protetores solares podem causar câncer de pele. Agora, um novo estudo feito na Suécia, onde a população tem pele muito clara, o que torna o risco de câncer de pele mais elevado, mostrou que as pessoas que tomam banho de sol regularmente vivem mais do que aquelas que evitam o Sol. Foram analisadas informações de 29.518 mulheres suecas, que foram acompanhadas por 20 anos. Os dados mostraram que a expectativa de vida mais longa entre as mulheres com hábitos de exposição ativa ao Sol - tomar banho de Sol intencionalmente - está relacionada a uma diminuição das doenças cardíacas e das mortes por doenças não relacionadas a problemas cardíacos ou a qualquer tipo de câncer.

Assim, quando os cientistas analisam apenas a contribuição do câncer de pele para as mortes, o número desponta, parecendo grande frente às outras causas justamente porque as outras causas diminuíram, dizem os pesquisadores.

Mas o resultado mais impressionante do estudo surgiu quando os pesquisadores compararam o risco de morte pelo câncer de pele entre as pessoas que tomavam banho de Sol, que fugiam do Sol e as fumantes. “Verificamos que os fumantes no grupo de maior exposição solar têm um risco semelhante ao dos não fumantes que evitam a exposição ao Sol, indicando que evitar a exposição ao Sol pode ser um fator de risco [para o câncer] da mesma magnitude que o tabagismo”, disse Pelle Lindqvist, da Universidade de Lund, primeira autora do artigo publicado na revista médica Journal of Internal Medicine.

“Orientações demasiadamente restritivas no que diz respeito à exposição ao Sol podem fazer mais mal do que bem para a saúde”, concluiu Lindqvist.


Nota: Há mais de cem anos, Ellen White já recomendava a exposição aos raios solares, com atividades físicas ao ar livre. Hoje se conhecem os muitos benefícios dessa exposição: (1) os raios solares dilatam os vasos superficiais, provocando maior afluxo de sangue na pele; (2) estimulam a produção de melanina, protegendo a pele contra o excesso de radiação solar; (3) têm ação bactericida, eliminando diversos micro-organismos; (4) ajudam a formar a vitamina D nas células da pele; essa vitamina favorece a assimilação do cálcio ingerido com os alimentos, contribuindo decisivamente na formação e bom estado dos ossos (até 90% de toda a vitamina D de que nosso corpo necessita são produzidos pela luz solar; (5) estimulam as terminações nervosas da pele, influindo favoravelmente sobre o cérebro e provocando uma reconfortante sensação de bem-estar. Evidentemente que devemos tomar alguns cuidados, como evitar a exposição por mais tempo do que o recomendado, especialmente nos horários em que o sol está a pino. [MB]