terça-feira, abril 05, 2016

O dia em que terei superpoderes

Isso nem se compara...
Quando era adolescente, um dos meus passatempos preferidos era ler histórias em quadrinhos de super-heróis. Viajava pelas páginas de revistas belamente ilustradas por artistas como John Byrne, George Perez, Alex Ross e Frank Miller (desenhista que ficou “meia-boca”, mas que escrevia como ninguém). Personagens como Batman, Thor, Homem-Aranha, Wolverine, Superman, X-Men, Quarteto Fantástico e outros povoavam minha imaginação e me faziam deixar toda a mesada na banca de revistas, todos os meses. Cheguei a ter em minha coleção 2.500 títulos que ocupavam quase metade do guarda-roupa, cada revista devidamente guardada em sacos plásticos. Sabia tudo sobre os universos DC e Marvel. Mas confesso que, depois de ler essas HQs, frequentemente eu me sentia deprimido e frustrado. Por quê? Simples: porque minha vida não se comparava à daqueles heróis dos quadrinhos. Porque eu não podia voar, não tinha garras de adamantium, não conseguia escalar paredes, não tinha sequer um carro para chamar de Batmóvel. Minha vida era monótona, comum e sem graça como a da maioria dos meus amigos. E tenho a impressão de que era exatamente assim que alguém queria que eu me sentisse. 

Só que um dia eu conheci a mensagem de esperança contida nas páginas de um livro muito mais do que especial; um livro inspirado por Deus; um compêndio infalível com credenciais divinas. Um livro que, quanto mais estudo, mais me convenço de sua santidade e confiabilidade, e mais me maravilho com seu poder de transformar a vida, mudar os pensamentos, corrigir e moldar o caráter. Foi na Bíblia Sagrada que descobri que Deus criou o ser humano perfeito, dotado de capacidades extraordinárias. Descobri também que o ser humano, livre como sempre foi, escolheu se afastar de Deus – a fonte da vida –, pecou e começou a caminhar para a morte. Essa escolha terrível fez com que a humanidade perdesse muito. Mas a mesma Bíblia fala de um Deus que decidiu assumir a culpa humana a fim de nos redimir e devolver ao paraíso perdido. Mais de 2.500 vezes os autores bíblicos afirmam que Jesus vai voltar, e que, quando Ele vier, vai transformar em imortais aqueles que aceitaram Seu oferecimento de redenção. E vai levá-los para viver com Ele para sempre num mundo em que todos serão “superpoderosos”, com as mesmas capacidades que pertenceram a Adão e Eva antes do pecado.

Aquele mesmo alguém que procurava distrair minha mente adolescente com um mundo irreal de super-heróis como eu nunca poderia ser tenta hoje distrair a humanidade de diversas formas. E uma delas saiu das páginas dos gibis para as telonas do cinema. Fico espantado com a quantidade de filmes que têm sido exibidos e com o outro tanto que está sendo produzido e que têm como personagens aqueles super-heróis que me encantaram na adolescência, antes de conhecer a vontade de Deus para minha vida. Agora imagine por quantas vezes o poder de encantamento está sendo multiplicado com o uso das tecnologias modernas voltadas para a produção cinematográfica! De repente, as histórias em papel que capturavam apenas os nerds estão alcançando as multidões. Pessoas que vibram com as aventuras dos X-Men, do Superman, do Batman e da Mulher-Maravilha, mas que torcem o nariz quando ouvem falar em volta de Jesus, nova Terra e ressurreição. Pessoas que têm considerado as promessas da Bíblia como mais um mito cinematográfico. E aquele alguém ri de tudo isso.  

No capítulo 15 de sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo diz que, quando Cristo vier e nos transformar, seremos imortais e incorruptíveis; teremos um corpo semelhante ao do ressuscitado Jesus. A Bíblia diz também que seremos como os anjos. Portanto, podemos imaginar que teremos a capacidade de voar como eles! Quem sabe até poderemos viajar distâncias incalculáveis pelo espaço sideral, como fazem os anjos! Adão deveria ter dominado também sobre as criaturas aquáticas, então posso imaginar que cruzaremos oceanos com um fôlego só! Teremos superpoderes de verdade!

Mas o que mais me emociona é que poderei conhecer pessoalmente o maior super-herói do Universo; o maior super-hiper-mega-herói de todos os tempos. O super-herói que tem todo o poder, pois é todo-poderoso, mas que venceu pela força do amor, mostrando que a humildade, a verdade, a fidelidade e a integridade são marcas dos fortes. Os super-heróis dos gibis e das telas vencem com os punhos fechados; Jesus venceu com os braços abertos. Ele é o meu Herói e eu quero ser como Ele! Quero viver com Ele!

Mas tem alguém que continua lutando para desviar nossos olhos do verdadeiro Herói; da verdadeira realidade; do mundo que há de vir.

No livro O Grande Conflito, página 677, Ellen G. White escreveu: “Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão voo incansável para os mundos distantes. [...] Participarão dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olharão para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder.”

Não troque a ceia com o Senhor por um banquete de migalhas. O Céu aguarda por todos aqueles que aceitarem os planos salvíficos de Deus. Não se distraia nem se deixe iludir por heróis de mentira; pelo panteão da geração secularizada que continua tão adoradora quanto os pagãos do passado que faziam ofertas a Zeus, a Odin e a Baal.

Wolverine imortal? Deus do trovão? Kryptoniano indestrutível que morre e ressuscita? Nada disso! Esses supers não existem. Nasceram na mente de seres humanos pecadores talvez inspirados por alguém. São meros e pretensos substitutos dAquele que reina e vive para sempre. Que, ao voltar, Ele encontre uma geração com a mente e o coração devotados à verdadeira adoração, com foco na verdade e as afeições no Herói que os criou e morreu para salvá-los.

Michelson Borges