quarta-feira, abril 13, 2016

Órgãos têm suas próprias mentes para saber como crescer

Cada coisa em seu lugar
Há um enigma que a ciência ainda não conseguiu compreender direito: Como é que os órgãos crescem de forma diferente quando o corpo cresce? Afinal, partes de um único órgão do corpo precisam mudar de tamanho em velocidades diferentes – e saber quando parar. Cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, acreditam ter adicionado uma pitada de compreensão nessa questão. “O dimensionamento interno dos órgãos ainda permanece mal compreendido – mas nossos resultados mostram pela primeira vez que, quando o tamanho do nosso corpo muda, as diferentes regiões e células dentro de nossos órgãos respondem de forma mais diversa do que se pensava anteriormente”, disse Dr. Jeremy Niven. Para chegar à sua conclusão, a equipe mediu as superfícies dos olhos de 66 formigas pequenas e grandes e criou “mapas de calor” dos olhos. Quando o tamanho dos corpos das formigas mudava, os mapas de calor de cada idade mostraram que diferentes regiões dentro dos seus olhos aumentavam ou diminuíam de tamanho em velocidades diferentes.

Na interpretação da equipe, cada órgão “sabe” o quanto e em que velocidade deve crescer a cada momento no decorrer do desenvolvimento do indivíduo. É quase como se “cada órgão tivesse sua própria mente”, dizem eles.

“Os cientistas têm tentado entender como os órgãos atingem o tamanho certo em nosso corpo desde o início do século passado”, contextualizou Niven.

O estudo foi publicado na revista Biology Letters.


Nota: Mas tem mais: quando o feto começa a se desenvolver, os prolongamentos filiformes dos neurônios precisam alcançar exatamente cada parte do corpo em que devem se conectar, afinal, é o cérebro que vai comandar cada órgão. E isso, via de regra, acontece automática e perfeitamente. Na assombrosamente rápida multiplicação celular a partir de uma única célula fecundada, grupos de células começam a se diferenciar para dar origem aos diversos órgãos e tecidos do corpo humano, cada um com uma função específica e cada um com taxas de crescimento diferenciadas, como vimos no texto acima. E aí? Design inteligente ou acaso? [MB]